Real Madrid, Real Sociedad, Inter Milão e Bayern Munique apuraram-se hoje para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, juntando-se assim a Manchester City e Leipzig, que o conseguiram na terça-feira.

A quarta jornada da competição deixa pelo caminho o Benfica, derrotado em San Sebastián pela Real Sociedad, por 3-1, enquanto o Sporting de Braga, que perdeu em Madrid com o Real por 3-0, ainda tem uma réstia de esperança no apuramento. Em boa posição para estar apurado está o FC Porto, que na terça-feira bateu o Antuérpia, por 2-0.

No País Basco, a derrota das 'águias' acaba por ser lisonjeira quanto aos números, face à avalanche de futebol ofensivo da Real Sociedad no primeiro tempo, com muitas ocasiões, golos anulados e até um penálti falhado.

Com mais esta derrota, a equipa de Roger Schmidt continua sem pontuar na 'Champions', após quatro jogos, conseguindo somente marcar o primeiro golo, por Rafa, aos 49 minutos.

No 'pesadelo' que foi a primeira parte valeram os golos de Mikel Merino (seis minutos), Mikel Oyarzabal (11) e Barrenetxea (21).

No jogo da noite do Grupo D, o Salzburgo foi derrotado em casa pelo Inter, por 1-0, resultado que ainda permite ao Benfica 'sonhar' com a passagem à Liga Europa e deixar o último lugar, sem pontos, em que está agora.

O argentino Lautaro Martínez, de grande penalidade, aos 85 minutos fez o golo que permite ao Inter manter-se irmanado com a Real Sociedad, com 10 pontos. O Salzburgo é terceiro, com três pontos.

Melhor, em termos de exibição, foi a ida dos bracarenses à capital espanhola, se bem que o balanço final seja igualmente de derrota.

O Sporting de Braga sentiu o peso da responsabilidade de jogar no terreno de um 'gigante da Europa' e falhou, através de Álvaro Djaló, a grande penalidade que o teria colocado em vantagem, logo aos seis minutos.

Depois, Brahim Díaz (27), Vinícius Júnior (58) e Rodrygo (61) marcaram e colocaram o resultado final 'em linha' com o que se poderia de esperar, de início.

O Grupo C ainda não está clarificado porque em Itália o Nápoles, com Mário Rui a titular, cedeu empate ao Union Berlin, com Diogo Leite, 1-1.

Os golos foram de Politano (39) para os locais e Fofana (52) para os visitantes.

O Real Madrid, só com vitórias e 12 pontos já está apurado, Nápoles, com sete, e Sporting de Braga, com três, perseguem a outra vaga.

Outro dos históricos do futebol europeu que já resolveu a questão do apuramento é o Bayern Munique, no Grupo A, também só com vitórias até ao momento, após o 2-1 ao Galatasaray.

Os turcos e o Copenhaga, com quatro pontos, e o Manchester United, com três, almejam o outro lugar nos 'oitavos'.

No Olímpico de Munique, a arbitragem foi do português António Nobre e Sérgio Oliveira foi suplente utilizado na equipa de Istambul.

O 'nulo' persistiu até aos 80 minutos, após o que o inglês Harry Kane 'desbloqueou' as contas, com golos aos 80 e 86 minutos. Bakambu reduziu aos 90+3, a passe de Sérgio Oliveira.

Em Copenhaga, o Manchester United, com Rashford expulso aos 42, teve a vitória na mão, com 3-2 aos 80 minutos de um jogo em que dois portugueses - Bruno Fernandes e Diogo Gonçalves - marcaram de grande penalidade.

Aos 03 e 28, Hojlund 'bisou' para os 'red devils', mas o Copenhaga chegou também aos golos, com Elyounoussi (45) e Diogo Gonçalves (45+9, de grande penalidade) - o português fez um jogo em grande, já que fez a assistência para o primeiro golo dos dinamarqueses.

Bruno Fernandes recolocou os ‘red devils’ na frente, aos 69, após o Lerager (83) e Bardghji (87) deram nova volta no marcador, para o 4-3 final.

Tudo indefinido, ainda, no Grupo B, em que o Arsenal tem nove pontos, PSV e Lens cinco, e Sevilha dois, após os resultados de hoje - 1-0 no PSV-Lens e 2-0 no Arsenal-Sevilha.

Em Londres, os 'gunners' (Fábio Vieira foi suplente utilizado) construíram a vitória com os golos de Trossard (29) e Bukayo Saka (64).

Em Eindhoven, chegou o golo de Luuk de Jong, no minuto 12.