Declarações de Rúben Amorim, treinador do Sporting, à Eleven Sports.

Pedro Gonçalves foi o Homem do Jogo? "Os homens do jogo são os que estiveram em campo e na bancada. Um ambiente incrível, num jogo em que soubemos compreender os momentos. O Pote faz os golos, mas os outros fizeram um grande jogo, deram tudo. O pessoal que entrou ajudou muito a equipa. Não se pode resumir a um, somos todos, tanto jogadores como adeptos."

Veja as melhores imagens do jogo!

Sporting em crescendo na Champions: "A equipa cresceu, adaptou-se. Hoje jogou contra uma grande equipa, que nos empurrou lá para trás, que até jogou melhor do que na Alemanha, mas nós também fomos muito melhores. As equipas crescem. É um pequeno passo para a ideia geral do clube, aqueles pequenos passos que falámos na antevisão. Não muda assim tanto. Estamos nos 'oitavos', é ótimo, bom para o projeto, mas ainda temos muito para fazer".

Goleada sofrida a abrir: "O jogo com o Ajax foi especial. Comecemos a perder, com uma grande equipa que só tem vitórias na Champions. Não éramos a equipa que perdeu 5-1... Uma equipa que trabalha muito, humilde... É esta a nossa imagem. Mesmo em Dortmund fomos mais nós. Estamos felizes pelo apuramento, mas é apenas um pequeno passo".

Já falou com os jogadores após o apuramento? "Não vou ao balneário. Aqui os agradecimentos são para eles. Que vivam o momento, sabendo que amanhã há treino. Passámos aos 'oitavos', não é normal no Sporting, mas tem de ser habitual. Mas para isso, para sermos 'habitués' aqui, ainda falta muito".

O Sporting garantiu, pela segunda vez, o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer em casa, esta quarta-feira, o Borussia Dortmund, por 3-1, em jogo da quinta e penúltima jornada do Grupo C.

Pedro Gonçalves (30 e 39 minutos) marcou os dois primeiros golos dos 'leões' e ainda desperdiçou uma grande penalidade, aos 81 minutos, mas, na recarga, Pedro Porro fez o terceiro dos campeões portugueses, com Malen a reduzir para os alemães, aos 90+3.

O Sporting, que apenas tinha passado a fase de grupos em 2008/09, é segundo do Grupo C, com nove pontos, menos seis do que o líder Ajax, mais três do que o Dortmund, sobre quem tem vantagem no confronto direto. O Besiktas ainda não pontuou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.