Sérgio Conceição fez esta terça-feira a antevisão à receção ao Barcelona, a contar para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O treinador do FC Porto recusa olhar para a história, confirmou a ausência de Pepe e ainda deixou um recado a Nico González, emprestado precisamente pelos Blaugrana.

Apoio dos adeptos: "Temos sempre o apoio dos nossos adeptos. Não é por ser o Barcelona. Vamos jogar contra o Vilar de Perdizes em breve e também querem ganhar. Estes jogos são mais apetecíveis, claro. Tenho a caixa de correio para terem convites e gostava também de ter em duelos de menor dimensão. São dois históricos em campo amanhã. A história não joga. Tentaremos ganhar".

Ausência de Pepe e o jogo: "O Pepe não está disponível para amanhã. O Barcelona é uma equipa que ainda não perdeu e sabe bem como atacar a profundidade. Cria dificuldades aos adversários a defender. Há que ter cautelas. Têm individualidades que podem resolver um jogo facilmente. Está muito relacionado com a consistência defensiva que temos de ter, aproveitando também as fragilidades que o adversário poderá apresentar (...) Eu quero é ganhar. Isso é que eu quero".

Jogadores indisponíveis e Nico González: "Os lesionados continuam a ser os mesmos. O Evanilson passou a um patamar acima em termos de disponibilidade, com mais tempo de treino. O Nico está num processo de adaptação, pronto para dar o seu contributo. Para se afirmar é preciso dar à perna".

Portugueses do Barcelona: "O João Cancelo e o João Félix são dois jogadores portugueses que fazem parte da seleção nacional, com muita qualidade, assim como todos os jogadores do plantel. Até o jogador mais jovem que ainda agora renovou [Yamal]. Os dois portugueses foram acrescentar algo mais ao Barcelona em posições que precisavam."

Mais validas do adversário: "A eficácia também se prende com a qualidade na forma como atacam e com os jogadores que pisam o setor mais avançado do campo. Tanto chegam de uma forma mais rápida à baliza como depois podem jogar de forma mais apoiada. Temos de estar consistentes defensivamente e perceber os movimentos de jogadores como Ferran ou Félix, assim como o João Cancelo no que diz respeito à forma como se projeta em campo. Sofrer durante o jogo faz parte, desde que não seja sofrer golos. Esperamos guardar a nossa baliza e, claro, que não aconteçam golos. Temos de aproveitar as fragilidades do Barcelona. Temos de estar à altura. Nós vamos sofrer com o Barcelona, mas o Barcelona vai sofrer com o FC Porto também. Não nos podemos esquecer que vamos defrontar uma das melhores equipas do mundo. É importante os jogadores sentirem-se confortáveis dentro do que fazem no campo, independentemente do sistema tático que será utilizado. O nível é alto e é muito competitivo".

Histórico recente do Barcelona na Europa: "Eu não falo muito da história sinceramente. Falo do passado recente em termos de análise ao que foram os jogos do Barcelona. Se o Barcelona sofrer primeiro não acredito que fique melindrado a nível emocional. Temos é de saber encaminhar a história do jogo a nosso favor. Não olho para a forma como o Barcelona sofreu na Europa recentemente".

Postura do FC Porto: "Como todos os jogadores, sou apaixonado pelo meu trabalho. A tendência é evoluir, com as coisas que fazemos bem e as que fazemos menos bem. Houve jogos muito diferentes ao longo dos últimos anos. Vamos olhar para o jogo a pensar que podemos e devemos ganhar o jogo. Com confiança. O respeito que temos pelo nosso rival não tem de nos dar receio de nada. Há que saber olhar muito bem para a equipa adversária. O Eustáquio falou aqui do Pepe e do Marcano. Nesta prova é importante ter essa experiência, é verdade, mas não estão estes e estarão outros. Cada jogador tem de assumir a responsabilidade independentemente da idade. Depois sou eu que dou a cara pelo grupo de trabalho que represento. Quero apenas que eles estejam preparados, senão não podem representar um clube como o FC Porto".

Momento de Fábio Cardoso depois da expulsão: "Há um estado anímico não muito bom no momento em que ele é expulso. No dia a seguir já se preparou o próximo jogo. Não há nada para lamentar. Se ele se lamentar é porque sente-se injustiçado com certeza".

FC Porto e Barcelona defrontam-se esta quarta-feira às 20h num jogo que pode acompanhar, AO MINUTO, no SAPO Desporto!