O treinador do F.C. Porto, Sérgio Conceição, fez esta segunda-feira a antevisão do jogo com o Schalke 04 a contar para a primeira jornada do Grupo D da Liga dos Campeões e desvalorizou a má prestação do adversário na Bundesliga onde perdeu os últimos três jogos.

Questionado sobre o favoritismo atribuído à equipa portuguesa pela sua tradição na competição, Sérgio Conceição considerou que a história não vai ter impacto na prestação das equipas amanhã.

"Eu acho que o Iker respondeu da forma mais correta em relação a esse lado histórico do favoritismo pela história do nosso clube. É a 23ª vez que estamos na Liga dos Campeões, historicamente é o clube mais titulado deste grupo, mas isso por si só não vale nada. O Schalke 04 está inserido num contexto muito competitivo. Para mim, na minha opinião, a Bundesliga é o campeonato mais competitivo do mundo, no ano passado [o Schalke 04] fez um trajeto fantástico, perdeu os últimos três jogos esta época, mas creio que amanhã vai ser um jogo muito equilibrado", começou por dizer Sérgio Conceição.

Em relação à forma como o adversário joga, nomeadamente a utilização de três defesas centrais, Sérgio Conceição garantiu que o Schalke 04 está bem estudado e tem as suas fragilidades identificadas.

O Schalke 04 mesmo durante os jogos muda um bocadinho. O treinador varia e tanto pode apresentar um 3x5x2 ou um 3-4-3. Mas a dinâmica é sempre a mesma com dois homems na frente fortes de forma a aproveitar o jogo direto pela o impacto físico dos avançados. É uma equipa interesante com uma dinâmica de jogo interessante. Estamos precavidos para essas mudanças, se o treinador do Schalke disse que nós tinhamos duas ou três fragilidades, nós também podemos dizer que conhecemos algumas das fragilidades do Schalke 04", atirou Sérgio Conceição.

Em relação ao equilíbrio no Grupo D, Sérgio Conceição voltou a destacar que não há favoritos e deu como exemplo o Mónaco da temporada passada.

"Concordo que não há um favorito. Teoricamente, toda a gente apontava o Mónaco como favorito e acabou por ficar em ultimo. É um grupo perigoso o nosso", atirou Sérgio Conceição.

"Não tinha lugar na equipa de 2004", Sérgio Conceição

Sobre a célebre final de 2004 disputada no palco do jogo de terça-feira, Sérgio Conceição recordou onde estava e porque não jogou na final da Liga dos Campeões frente ao A.S. Monaco.

"[Na final de 2004] Estava na bancada, porque tinha jogado pela Lazio nos primeiros seis meses e não podia participar na Liga dos Campeões. Mesmo que estivesse em condições para jogar acho que não tinha lugar naquela equipa, mas foi com enorme gosto que conquistei o campeonato nacional nesse ano.  Mas isso faz parte do passado. Agora, olhamos para o jogo de amanhã", frisou Sérgio Conceição.