
Não são nada boas as perspetivas do Sporting para seguir em frente na Liga dos Campeões, com os leões a precisarem de um autêntico milagre.
O Sporting perdeu na primeira mão de uma eliminatória das competições da UEFA em casa em 13 ocasiões no passado e só numa conseguiu seguir em frente: foi contra o Brøndby no play-off de qualificação para a Europa League de 2010/11, quando depois de perder por 0-2 em Alvalade acabou por vencer por 3-0 fora.
Na era da Liga dos Campeões, na fase a eliminar, apenas seis vezes uma equipa visitante na segunda mão reverteu desvantagens trazidas do jogo da primeira mão, jogado em sua casa. Em cinco dessas recuperações a derrota caseira na primeira mão foi por apenas um golo de diferença e na outra foi por dois golos de diferença (quando o United eliminou o PSG graças aos golos fora depois de perder 2-0 em Old Trafford na primeira mão, em 18/19).
Ou seja, para seguir em frente esta quarta-feira o Sporting terá mesmo de fazer o que nunca foi feito.
Ainda assim, há ao longo da história registo de equipas que lograram recuperações míticas e apuramentos lendários depois de derrotas por três (ou até mais) golos numa primeira mão (embora fora de portas).
A mais mítica de todas estará ainda bem presente na memória de todos aqueles a que a ela assistiram: foi nos oitavos de final da Liga dos Campeões 16/17, quando o Barcelona, depois de perder por 4-0 em Paris com o PSG na primeira mão, venceu por 6-1 em Camp Nou na segunda mão, num jogo verdadeiramente emocionante.
Depois, há registo de três reviravoltas após derrotas por três golos de diferença numa primeira mão (exatamente o que o Sporting precisa).
Em 2003/04 o Deportivo La Coruña perdeu 4-1 em San Siro com o Milan na primeira mão dos quartos de final para vencer depois por 4-0 na segunda, na Galiza. Mais recentemente, a Roma perdeu 4-1 em Camp Nou com o Barcelona antes de vencer por 3-0 no Stadio Olimpico (seguindo em frente graças aos golos fora nos quartos de final de 17/18) e em 18/19 outra vez o Barça a ficar pelo caminho após vencer por 3-0 o Liverpool em Camp Nou e perder por 4-0 em Anfield (nas meias-finais).
E se incluirmos também a Liga Europa o cenário não melhora. Em eliminatórias pós-fase de grupos, só por uma vez uma equipa recuperou de uma derrota por três golos na primeira mão: foi o Valencia, que em 13/14, depois de perder por 3-0 em Basileia, nos quartos de final, venceu por 5-0 em Espanha na segunda mão.
A fechar, ainda assim, um pouco de alento para os leões, que até têm na sua história uma memorável recuperação depois de uma derrota por três golos numa primeira mão: na caminhada para a conquista da Taça das Taças em 63/64, o Sporting perdeu por 4-1 em Inglaterra com o Manchester United na primeira mão dos quartos de final e, na segunda, venceu por 5-0.
Comentários