O Sporting enfrenta adversários da ‘primeira linha’ europeia no Grupo D da Liga dos Campeões, entre os quais o Tottenham, finalista em 2019, o Marselha, vencedor em 1993, e o Eintracht Frankfurt, atual campeão da Liga Europa.

Os ingleses, apesar de terem entrado no sorteio no Pote 2, afiguram-se como favoritos para seguir para os oitavos de final da competição, após juntarem, esta época, reforços como Richarlison, oriundo do Everton, por 58 milhões de euros (ME), aos consagrados Harry Kane, Son e Lucas Moura.

Comandados pelo italiano Antonio Conte, os londrinos ainda não perderam esta temporada, somando sete pontos na Liga inglesa, a dois do líder e rival Arsenal, tendo apenas empatado no terreno do vice-campeão Europeu Chelsea (2-2).

Já o Marselha, oriundo do Pote 4, aposta forte na tentativa de impedir o Paris Saint-Germain de renovar o título francês nesta temporada e já investiu mais de 75 ME em contratações, apresentando-se, também, com legítimas ambições de ultrapassar a fase de grupos da Liga 'milionária'.

Os franceses recrutaram nada menos que 14 jogadores para esta época, entre os quais o avançado chileno Alexis Sánchez, oriundo do Inter Milão, a custo zero, assim como Chancel Mbemba, ex-FC Porto, e o português Nuno Tavares, por empréstimo do Arsenal.

A formação orientada pelo croata Igor Tudor também soma dois triunfos na Ligue 1, ambos em casa, e um empate no terreno do Brest, neste arranque de campeonato, ocupando o terceiro lugar, a dois dos parisienses.

Enquanto isso, o Eintracht Frankfurt, que foi finalista da Taça dos Campeões Europeus em 1959/60, estreia-se na fase de grupos da ‘Champions’ como detentor da Liga Europa, que venceu frente ao Rangers, mas provavelmente como o adversário com ambições mais modestas no grupo.

Os alemães, tal como os ‘leões’, correm ‘por fora’ na tentativa de seguir para os oitavos de final, e têm no defesa central Evan Ndicka um dos seus principais esteios, apesar de terem contratado o avançado norueguês Jens Petter Hauge, ao AC Milan, ou o ponta de lança Lucas Alario, ao Bayer Leverkusen.

Apesar dos ‘pergaminhos’ europeus, o Eintracht Frankfurt ainda só venceu um de cinco encontros oficiais nesta temporada, a contar para a Taça da Alemanha, frente ao Magdeburgo, equipa que milita atualmente no segundo escalão.

O Eintracht foi goleado pelo campeão Bayern Munique na estreia na Bundesliga, por 6-1, tendo depois perdido por 2-0 frente ao Real Madrid, na Supertaça Europeia, e empatado os últimos dois jogos, na casa do Hertha Berlim e na receção ao Colónia.