A UEFA anunciou esta sexta-feira os castigos aplicados às equipas na última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões e o FC Porto foi fortemente sancionado. Em causa está a receção dos dragões aos espanhóis do Atlético de Madrid, a 7 de dezembro do ano passado, que terminou com a vitória dos colchoneros por 3-1.

Os dragões têm agora de pagar 44 mil euros em multas: 28,500 mil euros pela conduta imprópria da equipa, 5 mil euros pela invasão de campo, 5 mil euros pela falta de disciplina dos adeptos e 5,5 mil euros pelo arremesso de objetos.

A juntar às multas, o treinador adjunto Telmo Sousa e Marchesín foram castigados por comportamentos antidesportivos. O técnico e o guarda-redes receberam uma suspensão de um jogo. Já Wendell foi castigado por agressão e fica de fora dos próximos três jogos do FC Porto nas competições europeias.

Assim sendo, Wendell vai falhar os jogos dos dragões frente aos italianos da Lazio no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa e ainda um outro jogo, que será nos oitavos da prova, caso o FC Porto se apure, ou na próxima temporada.

Recorde-se que o lateral brasileiro foi expulso com cartão vermelho aos 71 minutos, apenas nove minutos depois de ter entrado em campo, na sequência de um confusão entre elementos das duas equipas, que resultou igualmente na expulsão de Carrasco, do Atlético de Madrid.

Já o guarda-redes Marchesín falha apenas o primeiro encontro, em que os dragões recebem os italianos no Estádio do Dragão, e que está agendado para 17 de fevereiro.

Os espanhóis também não se escaparam às sanções. O adjunto de Diego Simeone, Hernan Bonvicini, foi suspenso em um jogo, enquanto Carrasco recebeu a mesma punição que Wendell e vai desfalcar o Atlético de Madrid em três partidas.

Tal como acontece com Wendell, Carrasco vai falhar os encontros dos colchoneros com o Manchester United nos oitavos de final da Liga dos Campeões e ainda um outro jogo, que pode ser nos quartos de final da prova, caso a equipa se apure, ou na próxima temporada.

Todas as decisões do Comité Disciplinar da UEFA são passíveis de recurso.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.