É um ‘Wembley’ renovado (reconstruído e inaugurado em 2007) aquele que acolherá este sábado a final da Liga dos Campeões entre Barcelona e Manchester United.

História do Estádio de Wembley

Mas a história deste recinto desportivo é mítica e remonta há muitos anos atrás.
Em 1923,e após a I Guerra Mundial, este país decidiu dar a conhecer ao Mundo a força do Império Britânico por intermédio de uma majestosa e grandiosa exposição, que teve como ponto alto a construção de um estádio na capital Londrina, que na altura ficou conhecido como Estádio do Império. O seu nome foi posteriormente alterado para Estádio de Wembley, uma vez que este era o nome do bairro, a norte de Londres, onde se situava o recinto desportivo.

Primeiro jogo de futebol em Wembley

A final da Taça de Inglaterra de 1923, entre Bolton e West Ham, foi o primeiro grande evento aqui a realizar-se e ficou conhecida pela “White Horse final”, uma vez que a segurança era assegurada por polícias montadas em grandes cavalos brancos.
Quanto aos espectadores que aí se deslocaram, os números são impressionantes. A entidade organizadora considerou que não seria preciso controlar as entradas, tal o número de espectadores que o estádio albergava (127 mil pessoas). O engano foi de tal ordem que se estima que nesse jogo estivessem dentro do recinto perto de 300 mil pessoas.
Para a história fica também o resultado com o Bolton a vencer o West Ham por 2-0.

Benfica inaugura a história “milionária” do Estádio

Wembley já foi palco de cinco finais da principal prova milionária da UEFA. Destas cinco, duas tiveram a presença do Benfica, e de má memória pois ficaram marcadas por duas derrotas no tempo de Eusébio e companhia.
Em 1963, o mundo passava a conhecer o Estádio Londrino com AC Milan e Benfica a estrearem o “tapete” verde na Taça dos Campeões Europeus. Os milanenses ergueram o “caneco” com Altafini numa noite inesquecível - marcou os 2 golos dos italianos contra apenas um de Eusébio – que evitou o terceiro título consecutivo dos encarnados.
Em 1968 foi a vez do Manchester ganhar o seu primeiro título europeu e logo em casa, sendo o Benfica novamente o clube derrotado na final. Desta vez foi preciso ir a prolongamento (após o 1-1 no tempo regulamentar) e aí Charlton, Best e Kidd mataram o jogo e destroçaram o clube da Luz (4-1).
Em 1971, o Ajax sagrou-se neste palco campeão Europeu e mais tarde (1978) foi a vez do Liverpool. O último a levantar o troféu em Wembley foi precisamente o Barcelona (1992) ao derrotar a Sampdoria por 1-0. Este foi o primeiro título da história do clube ‘blaugrana’, graças a um golo de Ronald Koeman.

Dados Wembley

Inaugurado: 1923
Remodelado: 1963
Fechado: 2000
Demolido: 2003
Reconstruído: 2003-2007
Inaugurado: 2007
Capacidade: 90 mil

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.