Depois de um histórico de empates entre Benfica e Rangers, a verdade é que, nesta quinta-feira, terá de sair um vencedor do confronto da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa. Na Escócia, os protestantes de Glasgow seguem invictos frente a equipas portuguesas, por sua vez, os encarnados apenas conseguiram vencer uma vez em território escocês, em 1960/61, frente ao Celtic, rumo ao título europeu.
As águias entram em campo com o intuito de passar, definitivamente, à frente do mau momento, aproveitando o balanço da vitória frente ao Estoril, no domingo, para o campeonato nacional.
Com tudo empatado, a verdade é que os encarnados não vão ter tarefa fácil no Ibrox Stadium. O resultado em Lisboa podia ter sido melhor, já que os comandados de Roger Schmidt foram a equipa com maior caudal ofensivo e que criou mais oportunidades mas... a eficácia ficou muito aquém e foi mesmo o Rangers que chegou a estar, por duas vezes, à frente do marcador.
Momento de forma: Os regressos às vitórias com os olhos postos nos 'quartos'
Depois do regresso às vitórias, o Benfica vai ao reduto do Rangers tentar acabar com a senda de empates frente ao conjunto escocês. Depois de um período negativo, marcado por três jogos sem conseguir ganhar, os encarnados conseguiram vencer o Estoril, no domingo, por 3-1.
Contudo, continua a ser urgente 'virar a página' de vez e nada melhor para fazer esquecer o período conturbado do que a passagem aos quartos de final de uma competição europeia. Principalmente, após duas derrotas frente aos eternos rivais, em Alvalade por 2-1, para a Taça de Portugal, e a pesada goleada, por 5-0, no Dragão frente ao FC Porto.
Para chegar aos oitavos de final da Liga Europa, as águias vieram da Liga dos Campeões, onde foram eliminadas no terceiro lugar no grupo D, atrás do Inter e da Real Sociedad. Desta forma, tiveram de superar o Toulouse, para aceder aos oitavos de final da competição, tendo vencido em Lisboa, por 2-1, e em território francês tiveram de sofrer para conseguir assegurar a passagem à próxima fase da competição europeia.
A única baixa para a deslocação a Glasgow é a de Juan Bernat, que continua a recuperar de uma lesão.
Por sua vez, o líder do campeonato escocês, o Rangers recebe o Benfica depois de também ter regressado às vitórias frente ao Hibernian, por 0-2, apurando-se assim para as meias-finais da Taça da Escócia.
Sob os comandos de Philippe Clement, os Rangers ocupam a liderança do Premiership com dois pontos de vantagem para Celtic, sendo que, na última jornada do campeonato saiu derrotado no embate com o Motherwell, por 2-1, o que quebrou um período de onze jogos seguidos a vencer. Ainda nesta temporada, os protestantes conquistoaram a Taça da Liga da Escócia pela 28.º vez.
Na Liga Europa, o Rangers foi cabeça de série no sorteio dos oitavos de final depois de ter sido líder do Grupo C, à frente do Sparta, do Bétis e do Limassol, com onze pontos, resultado de três vitória, dois empates e uma derrota, frente ao clube do Chipre, por 2-1.
Do lado do Rangers, Philippe Clement vai poder voltar a contar com o médio ofensivi, Todd Cantwell, que estava lesionado desde meados de fevereiro.
Histórico de confrontos: Benfica quer quebrar invencibilidade do Rangers na Escócia
O empate na Luz, na semana passada, veio confirmar o histórico entre os dois emblemas. Uma vez que, as duas equipas apenas se tinham defrontado antes por duas ocasiões tendo ambos os jogos terminado em empates, por coincidência também a contar para a Liga Europa, mas para a fase de grupos da competição na temporada 2020/2021.
O encontro da semana passada deixou tudo em aberto para a segunda mão, um resultado que chegou mesmo a saber a pouco, uma vez que, o Benfica foi a equipa mais dominadora do encontro, com 24 remates e 13 cantos conquistados. Contudo, esteve sempre atrás do prejuízo, sendo que, apesar das várias oportunidades os dois tentos encarnados só surgiram por grande penalidade e por autogolo.
Esta não é a primeira vez que as águias seguem para uma fase a eliminar após um empate na primeira mão, na verdade esta será a 15.ª vez que isso acontece. Segundo a história, foram sete os finais felizes dos encarnados... mas também foram sete as vezes que caiu por terra. Contudo, o histórico europeu nos últimos 15 anos sorriu aos encarnados, uma vez que, venceram Marselha (2009/10), PAOK (2018/19) e Ajax (2021/22) após igualdades caseiras.
Frente a equipas escocesas a história volta a sorrir ao Benfica, uma vez que em 13 jogos, as águias somam seis vitórias, quatro empates e três derrotas.
Em partidas a eliminar é a terceira vez que os encarnados defrontam emblemas escoceses, depois de ultrapassar o Hearts, rumo ao título europeu de 1960/61, e ter sido eliminado frente ao Celtic, em 1969/70, após um 'cara ou coroa' que sorriu ao emblema escocês, depois da eliminatória ter ficado empatada por 3-3.
A verdade é que o Benfica só venceu um dos seis encontros jogados na Escócia, sendo que, o Rangers está invicto em 11 receções frente a equipas portugueses, com oito vitórias e três empates. A verdade é que, ao que eliminatórias diz respeito, já foram oito frente a equipas portuguesas e, só por uma vez os protestantes foram eliminados, frente ao FC Porto, na Taça das Taças de 1983/84.
O que dizem os treinadores:
Roger Schmidt, treinador do Benfica: "É a segunda mão de uma fase eliminar e fora de casa. É o jogo decisivo. Uma equipa irá ficar fora da Europa, espero um jogo mais aberto do que na semana passada, a história do jogo foi que a eles marcaram na primeira chance e na segunda e ficaram por cima do jogo. Tivemos de jogar muito ofensivamente criamos muitas chances e temos de aceitar o empate. Teremos uma grande motivação. estamos preparados para isso. Temos jogadores muito jovens na nossa equipa. Estamos prontos para lutar para chegar a fase seguinte".
Philippe Clément, treinador do Rangers: "Sei que, no fim de semana, o Benfica descansou quatro ou cinco jogadores a pensar neste jogo. Mas, os meus jogadores estão prontos. Vi o suficiente hoje. Vejo que a frescura está de volta. A fome é muita e sei que temos de jogar acima do nosso nível para vencer, mas vamos fazer tudo o que pudermos para conseguirmos isso".
Equipa de arbitragem:
O Conselho de Arbitragem da UEFA nomeou o árbitro eslovaco Ivan Kruzliak para o embate a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, contando com os compatriotas Branislav Hancko e Jan Pozor como árbitros assistentes e Peter Kralović como quarto árbitro. O alemão Christian Dingert vai estar no videoárbitro, tendo como assistente o eslovaco Michal Ocenáš.
O Rangers recebe o Benfica, no Ibrox Stadium, nesta quinta-feira, em jogo a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, com início marcado para as 17h45 e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários