Benfica e Toulouse voltam a encontrar-se, nesta quinta-feira, na segunda mão de play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, desta vez, em território francês. Os encarnados chegam ao Stade de Toulouse à frente da eliminatórias, após uma vitória, por 2-1, na primeira mão, no Estádio da Luz.
Depois de ter terminado em terceiro no grupo da Liga dos Campeões, atrás de Real Sociedad e Inter, os encarnados estão agora de olhos postos na passagem aos oitavos de final da Liga Europa. Na primeira mão, a equipa comandada por Roger Schmidt deu um passo importante para a passagem, contudo, o jogo em França promete ser equilibrado, após as dificuldades criadas pela equipa de Carles Martínez, em Lisboa.
Por sua vez, o Toulouse estreou-se numa eliminatória de acesso aos oitavos, na última quinta-feira, ao contrário do Benfica, que já é a sétima vez nesta posição.
Momento de forma:
Após a vitória sofrida, e conseguida aos 90'+8', pelo Benfica, no Estádio da Luz, frente ao Toulouse, com Ángel Di María em grande evidência ao apontar os dois golos dos encarnados.
O Benfica quer prolongar a campanha de 20 jogos sem perder em todas as competições, agora em território francês. A última derrota encarnada aconteceu mesmo nas competições europeias, desta feita, na Liga dos Campeões, no reduto do Real Sociedad, por 3-1.
As águias vêm de uma goleada frente ao Vizela, por 6-1, na última jornada da Primeira Liga portuguesa, após Roger Schmidt ter efetuado cinco alterações ao onze inicial, em comparação com a partida frente ao Toulouse: Bah, Tomás Araújo, Tiago Gouveia, David Neres e Tengstedt, ocuparam os lugares de Aursnes (que falhou a titularidade 70 jogos depois), António Silva, Kokçu (devido a castigo), Di María e Arthur Cabral. Contudo, para a deslocação a França acredita-se que o técnico possa regressar àquela que tem sido a sua equipa habitual, com Arthur Cabral na frente de ataque.
A única baixa para a visita ao terreno do Toulouse é a de Juan Bernat, que continua a recuperar de uma lesão. Por outro lado, Gianluca Prestianni não está inscrito nas competições europeias, desta forma, também não será opção para Roger Schmidt na segunda eliminatória.
Em relação ao jogo do campeonato, Florentino e Kokçu voltam às escolhas do técnico alemão, após cumprirem castigo por acumulação de amarelos.
Por sua vez, o Toulouse regressou às vitórias na Ligue 1, depois de vencerem o Monaco, 5.º classificado do campeonato francês, no principado, por 1-2. Este resultado permitiu ao emblema francês fugir da 'linha de água' na liga francesa e ascender ao 13.º lugar, com mais um ponto que Montpellier, Lorient e Nantes.
Contudo, o registo dos 'Les Violets' em casa não tem sido o melhor, temos de recuar ao início de novembro, frente ao Liverpool, para a Liga Europa, para encontrarmos a última vitória no Stade de Toulouse, por 3-2, depois de uma pesada derrota, em Anfield, por 5-1.
Christian Mawissa será baixa para Carles Martínez, no encontro da segunda mão, depois de ter visto o segundo cartão amarelo, já no tempo de compensação, no primeiro encontro.
Histórico de confrontos:
No confronto da primeira mão, Di María levou os encarnados a uma vitória por 2-1, no Estádio da Luz, naquele que foi o primeiro encontro de sempre entre os dois clubes.
Contudo, o histórico de confrontos frente a equipas francesas sorri ao Benfica, com 16 vitórias e nove empates e, apenas, oito derrotas. Na Liga Europa, as águias contam com vitórias frente a Marselha e Paris Saint-Germain, por duas vezes, e Saint-Étienne, Nantes, Montpellier e Bordéus, em uma ocasião.
O último duelo do Benfica com uma equipa francesa decorreu na temporada passada, na Liga dos Campeões, frente ao Paris Saint-Germain, com dois empates a um golo.
No caso da Liga Europa, temos de recuar a 2012/2013, para encontrarmos um jogo frente a uma equipa francesa, neste caso, o Bordeaux, com uma vitória caseira por 1-0 e, em França, por 3-2.
O que dizem os treinadores:
Roger Schmidt, treinador do Benfica:
Carles Martínez, treinador do Toulouse: "Segunda mão é sempre diferente porque as equipas se conhecem um pouco mais. O aspeto mental vai ser importante, e sabemos que temos de ganhar, mas não está fechado e vamos determinados em conseguir um bom resultado"
Equipa de arbitragem:
O Comité de Arbitragem da UEFA nomeou o árbitro Maurizio Mariani, para dirigir a partida da 2.ª mão do play-off da Liga Europa, contando com Daniele Bindoni e Alberto Tegoni como árbitros assistentes e Marco Di Bello como quarto árbitro. Aleandro Di Paolo vai estar no videoárbitro, com assistência de Daniele Doveri.
O Toulouse e o Benfica jogam a segunda mão do play-off de acesso da Liga Europa, esta quinta-feira, no Stade de Toulouse, com início marcado para as 17h45 e pode ser acompanhado, AO MINUTO, no SAPO Desporto, com fotos e vídeos dos principais lances.
Comentários