O Benfica recebe esta quinta-feira os polacos do Lech Poznan, a partir das 20h00, no Estádio da Luz, em jogo a contar para a 5ª jornada do grupo D da Liga Europa.

Depois da vitória em Poznan, em outubro, por 4-2, na jornada inaugural da fase de grupos, os encarnados recebem agora os polacos de olho no apuramento para os 16 de avos de final da competição.

Os encarnados só dependem de si próprios para selar um lugar nos 16 avos de final da Liga Europa, precisando para isso de vencer o encontro desta quinta ronda. Um empate servirá se o Standard Liège não ganhar ao Rangers, na Escócia.

Histórico de confrontos

Benfica e Lech Poznan apenas se defrontaram uma vez na história, no passado mês de outubro, num encontro que terminou com a vitória dos encarnados por 4-2, como já foi referido. Pizzi inaugurou o marcador aos 9 minutos de grande penalidade e Darwin Nuñez assinou um hat-trick que deu a vitória ao Benfica. Do outro lado, Ishak apontou os dois golos do Lech Poznan.

Olhando para uma perspetiva mais geral, contra equipas polacas o Benfica tem um histórico francamente positivo: em seis partidas (quatro na Taça das Taças, um particular e o referido da Liga Europa), as 'águias' não perderam nenhum jogo, tendo vencido por quatro ocasiões e empatado nas restantes duas.

Já o histórico do Lech frente a equipas 'lusas' não é tão positivo: os polacos encontraram o SC Braga nos dezasseis-avos de final da Liga Europa de 2010/2011, vencendo a 1.ª mão por 1-0, mas saindo derrotado da Pedreira por 2-0 na 2ª mão. Em 2015/2016 o Lech marcou encontro com o Belenenses na fase de grupos da Liga Europa de 2015/2016, tendo empatado os dois encontros com a equipa do Restelo. Contas feitas: uma vitória, dois empates e duas derrotas para o Lech Poznan frente a emblemas portugueses.

A forma das equipas

O Benfica chega ao encontro com o Lech Poznan depois de ter vencido o Marítimo, por 2-1, nos Barreiros, na passada segunda-feira. Depois de um erro de Otamendi ter permitido um golo a Rodrigo Pinho, Pizzi (32') e Everton (51') conseguiram dar a volta ao marcador.

Os encarnados regressaram assim às vitórias na I Liga numa partida que não começou da melhor forma para o conjunto de Jorge Jesus, mas que acabou com os três pontos "no bolso", com o Benfica no 3º lugar e com a distância para o líder Sporting a manter-se nos quatro pontos.

No mesmo dia, o Lech Poznan ganhou no terreno do Lechia Gdansk por 1-0, na 11.ª jornada da Liga polaca de futebol. O avançado sueco Micael Ishak marcou o único golo do jogo aos 84 minutos, convertendo com sucesso um penálti para os visitantes, que já não ganhavam para o campeonato há cinco partidas.

Com esta vitória, o Lech Poznan segue na nona posição na Polónia com 13 pontos em 10 jogos (tem um encontro em atraso).

O que dizem os treinadores

Jorge Jesus: "O objetivo é atingir o apuramento neste grupo. Face à boa campanha do Benfica, que não perdeu nenhum jogo, amanhã [hoje] pode conquistar logo o apuramento com uma vitória ou um empate, a ideia é essa, queremos apurar logo a equipa, para que no último jogo possa dar algum conforto no que toca ao campeonato, de forma a mudar muitos mais jogadores. Temos de olhar para as coisas jogo a jogo. O facto de termos feito quatro golos na Polónia pode fazer parecer que [o Lech] é uma equipa que não tem qualidade, mas amanhã tem a última chance de tentar o apuramento. Nós vamos ter um jogo difícil, mas com maior ou menor dificuldade, penso que vamos garantir a vitória".

Dariusz Zurah: "O Benfica é uma equipa que troca muito a bola na defesa. Não vamos ficar atrás, vamos atacar também. Contamos marcar e queremos jogar de forma ofensiva perante um adversário difícil, que tem grandes jogadores. Tirámos conclusões do último jogo com o Benfica, mas penso que é melhor perder jogando bem do que ganhar com uma partida mal conseguida."

Arbitragem

O sérvio Srdjan Jovanović foi o escolhido pela UEFA para arbitrar esta quinta-feira o jogo entre Benfica e os polacos do Lech Poznan.

Jovanović, de 34 anos, internacional desde 2015, apitará o jogo no Estádio da Luz, a partir das 20:00, da quinta jornada do grupo D da Liga Europa de futebol, e terá como árbitros assistentes os compatriotas Uroš Stojković e Milan Mihajlović.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.