O Belenenses empatou (0-0) com o Altach em partida a contar para a 2ª mão do playoff da Liga Europa. Com este resultado, o conjunto lisboeta fez história e pela primeira vez qualificou-se para a fase de grupos da Liga Europa.

Ricardo Sá Pinto pediu muito público nas bancadas do Restelo, e os adeptos corresponderam. Apesar de longe de dar cheio, a equipa do Belém não se pode queixar de falta de apoio.

O treinador do Belenenses apostou num esquema com um duplo pivô no meio campo com André Pinto e Rúben Pinto, deixando Tiago Caeiro como homem mais adiantado. Carlos Martins ficou na bancada, por lesão. O objetivo era que a sua equipa tivesse as despesas do jogo e teve

Depois de uns primeiros minutos mal jogados, o Belenenses tentou assumir as rédeas do jogo, inspirado pela vontade de fazer história. Miguel Rosa foi o primeiro a causar perigo com um remate de fora da área. Os austríacos apresentaram no primeiro tempo um jogo de contenção, mas sempre espreitando o ataque. Aos 30 minutos, o azuis do Restelo dispuseram da primeira grande oportunidade da partida, com Rúben Pinto a rematar aos poste.

A equipa forasteira a pouco a pouco foi equilibrando as operações e até ao intervalo dispôs de duas grandes oportunidades. Primeiro por intermédio de Solomon num cabeceamento, valeu Ventura a evitar o pior. Depois por Seeger, que apareceu isolado frente ao guardião do Belém, mas o chapéu do avançado saiu defeituoso.

No segundo tempo, a equipa do Belém começou com “ganas” de resolver a questão. Mas a pouco e pouco foi perdendo gás e a equipa austríaca valendo-se da sua boa compleição física começou a entender-se no terreno com o intuito de procurar o golo. Solomon, um dos elementos mais evoluídos tecnicamente da turma austríaca, e Mahop iam causando calafrios à defensiva do Belém.

O jogo estava perigoso e o Belenenses fazia o que podia para evitar que a bola pingasse na área. E quando o desgaste já se fazia sentir e as pernas já não respondiam, o conjunto da Cruz de Cristo não teve outro remédio se não “fechar o cofre” da sua baliza e aguardar pelo apito final. Foi roer unhas até ao fim, depois do sufoco final do Altach. Mas a sorte estava mesmo com a equipa da casa, quando Mahop com tudo para fazer rematou à barra, com Ventura já batido.

Ao minuto 95, o Belenenses festejou. Com o empate (0-0) e valendo-se da vantagem na primeira mão, o conjunto da cruz de cristo fez história e qualificou-se pela primeira vez para a fase de grupos da Liga Europa. E com uma equipa só de jogadores portugueses...Com a entrada na fase final da competição, a equipa lisboeta vai receber 2,4 milhões de euros.