As equipas portuguesas regressam esta semana às competições europeias depois de uma jornada do campeonato marcada pelos triunfos de FC Porto, Benfica, Vitória de Guimarães e SC Braga, e o empate do Sporting em Moreira de Cónegos antes de receber o Barcelona.
Sporting procura segunda vitória na Liga dos Campeões
Sporting recebe Barcelona após empate em Moreira de Cónegos. Olympiacos perdeu jogo em Atenas e o treinador foi despedido. A Juventus goleou o Torino e segue invicta na liderança da Serie A.
Na jornada europeia das equipas portuguesas, o grande destaque vai para a receção dos 'leões' ao Barcelona. A formação catalã consolidou a liderança no campeonato espanhol com um triunfo por 3-0 no estádio do recém-promovido Girona e manteve os perseguidores à distância.
Dois autogolos, marcados pelo médio Aday, aos 17 minutos, e pelo guarda-redes Gorka Iraizoz, aos 48, lançaram os catalães para uma vitória tranquila, fechada pelo avançado uruguaio Luis Suarez, aos 69, num encontro em que o médio português André Gomes jogou os últimos nove minutos.
O argentino Lionel Messi foi totalista no ataque do Barcelona, mas ficou em ‘branco’, ainda que continue a liderar de forma destacada a lista dos melhores marcadores da competição, com nove golos, numa classificação em que o avançado português Cristiano Ronaldo ainda não entrou.
Ao contrário de André Gomes, o defesa português Nélson Semedo nem sequer se sentou no banco de suplentes da equipa catalã, que defronta na quarta-feira o Sporting, no estádio José Alvalade, em partida da segunda jornada do grupo D da Liga dos Campeões.
O Barcelona manteve-se firme no comando do campeonato, com quatro pontos de vantagem sobre o Atlético de Madrid, segundo classificado, que hoje venceu por 2-0 na receção ao Sevilha, com golos do belga Ferreira-Carrasco, aos 46 minutos, e do francês Griezmann, aos 70.
Olympiacos perde jogo, e treinador antes de defrontar Juventus
Já o Olympiacos perdeu em Atenas e desceu a quarto na Grécia. Os adversários do Sporting no Grupo D perderam diante do AEK por 3-2, que assim continua como líder do campeonato.
A derrota da equipa do Pireu é especialmente 'amarga', já que entrou para os últimos 10 minutos a ganhar por 2-1 no campo do rival. O alemão Marin, aos 22 minutos, e o belga Odjidja-Ofoe, aos 46, colocaram os visitantes a ganhar por 2-0, após o que o AEK tudo fez para chegar ao golo, que só conseguiu aos 64, por Christodoulopoulos.
Quando já se pensava que o Olympiacos podia segurar a vantagem até ao fim, o mesmo jogador empatou, aos 80, e Mandalos deu a vitória ao clube anfitrião, aos 89.
O antigo jogador do Moreirense André Simões jogou pelo AEK e foi forçado a sair aos 28 minutos, enquanto que do lado do Olympiacos alinhou, mais uma vez, Diogo Figueiras.
O AEK permanece em primeiro lugar, com 13 pontos, e o Olympiacos desce a quarto, com oito, vendo 'fugir' PAOK e Panionios, que venceram na ronda e chegam aos 11 pontos.
Na sequência da derrota com o AEK por 3-2, a direção do Olympiacos acabou por despedir o treinador Besnik Hasi e escolher para seu sucessor o grego Takis Lemonis, de 57 anos, o qual, na época passada já tinha orientado a equipa em sete jogos e tem no seu currículo o comando técnico de várias equipas gregas, como o Levadiakos, o Panetolikos e o Panionios, entre outras.
Esta mudança de treinador ocorre dois dias antes de o Olympiacos visitar Turim para defrontar a Juventus, em jogo da segunda jornada do grupo D da Liga dos Campeões, sendo que na primeira foi derrotado em casa pelo Sporting por 3-2.
Juventus goleia Torino e continua na frente da Serie A
A Juventus goleou o Torino no passado sábado por 4-0 no dérbi de Turim e cimentou o primeiro lugar da Serie A, juntamente com o Nápoles.
O avançado argentino Paulo Dybala, melhor marcador da prova, com 10 golos, abriu e fechou a contagem para a Juventus, aos 16 e 90+1 minutos, tendo o bósnio Pjanic, aos 40, e o brasileiro Alex Sandro, antigo jogador do FC Porto, aos 57, dado expressão à goleada dos anfitriões.
Juventus, adversária do Sporting na Liga dos Campeões, e Nápoles mantêm-se no topo da classificação, assumindo-se como as únicas equipas com um percurso 100% vitorioso, com cinco pontos de vantagem sobre o Inter Milão e a AS Roma, que têm menos um jogo realizado.
Benfica procura dar seguimento a um novo ciclo de vitórias
Benfica visita Basileia à procura da primeira vitória na Europa. Manchester United vence Southampton pela margem mínima e continua a partilhar a liderança da Premier League com o Manchester City na véspera de defrontar o CSKA Moscovo.
No grupo A, o Benfica apresenta-se na Suíça para defrontar o Basileia com a obrigação de vencer depois do triunfo em casa diante do Paços de Ferreira, na Liga, após uma série negativa, com derrotas com CSKA Moscovo (2-1) e Boavista (2-1), e empate na Taça da Liga, com Braga (1-1).
Depois de uma má exibição e derrota em casa com o CSKA Moscovo, a equipa de Rui Vitória está obrigada a vencer na visita ao Basileia, teoricamente a equipa mais acessível do grupo A, derrotada na ronda inaugural, em casa do Manchester United (3-0).
Na véspera de defrontar o Benfica, o Basileia venceu o Zurique por 1-0 e igualou provisoriamente o rival no terceiro lugar da liga suíça com 14 pontos, que é liderada pelo Young Boys com 20 pontos, mais cinco pontos do que o segundo classificado St. Gallen.
Confronto de líderes em caminhos opostos
Já o Manchester United de José Mourinho venceu o Southampton por 1-0 com um golo solitário de Lukaku que permitiu aos 'red devils' continuar no primeiro lugar da Premier League a par do Manchester City de Pep Guardiola.
Na deslocação a Southampton, que teve o internacional Cédric Soares a titular, o United arrancou o triunfo a ‘ferros’ (1-0), com um golo do reforço Romelu Lukaku, com o belga a mostrar, uma vez mais, ser uma mais-valia nos ‘red devils’.
O Manchester United é adversário do Benfica no grupo A da Liga dos Campeões, com a equipa de José Mourinho a visitar o Estádio da Luz em 18 de outubro, e a receber as ‘àguias’ em 31 do mesmo mês.
Esta semana, o Manchester United defronta o CSKA Moscovo na Liga dos Campeões com os russos a empatarem em casa do Dínamo Moscovo na véspera de jogar contra os 'red devils' pela liderança do Grupo A.
O CSKA Moscovo empatou sem golos em casa do Dínamo Moscovo, caindo para o quarto lugar da liga russa de futebol. O jogo da 11.ᵃ jornada deixa o Dínamo Moscovo na 11.ᵃ posição da liga russa. O CSKA venceu o Benfica por 2-1 na Luz, em 12 de setembro, e está no segundo lugar do grupo A da Liga dos Campeões, a par do Manchester United, que se impôs por 3-0 aos suíços do Basileia.
FC Porto em busca da primeira vitória no Estádio Louis II
FC Porto visita o Mónaco em busca dos primeiros pontos. Equipa de Leonardo Jardim vem de um resultado moralizador diante do Lille e procura também a primeira vitória na fase de grupos depois de um empate a 1-1 com o Leipzig.
Antes da receção à equipa de Sérgio Conceição, o Mónaco recebeu e venceu o Lille por 4-0, em jogo da 7.ª jornada da Liga Francesa. A equipa de Leonardo Jardim não sentiu grandes dificuldades para levar de vencida a formação orientada por Marcelo Bielsa, técnico que tem o seu lugar em perigo. Os golos dos campeões franceses foram marcados por Jovetic (24'), Ghezzal (30') e Falcao (48' e 73').
Com o empate do PSG diante do Montpellier, o Mónaco está agora a um ponto da liderança do campeonato francês.
Besiktas perde no campeonato turco
No sábado, o Besiktas sofreu a primeira derrota no campeonato turco, no estádio do Fenerbahçe, num jogo com quatro jogadores expulsos, entre os quais os portugueses Neto e Quaresma.
Quaresma recebeu dois cartões amarelos no espaço de dois minutos, aos 41 e 43, mas o Besiktas esteve em inferioridade numérica por pouco tempo, pois Neto foi expulso aos 45, com cartão vermelho direto, numa altura em que o Fenerbahçe vencia por 1-0, graças a um golo do brasileiro Giuliano, aos 20, de grande penalidade.
O Besiktas ficou reduzido a nove jogadores quando o canadiano Atiba Hutchinson foi expulso, aos 85 minutos, por cometer grande penalidade, que o holandês Vincent Janssen concretizou, aos 86, mas o compatriota Ryan Babel reduziu de imediato, aos 87, e as duas equipas ficaram em igualdade numérica aos 88, na sequência da expulsão do turco Ismail Koybasi.
O internacional português Pepe foi totalista na defesa do bicampeão turco, que venceu por 3-1 no Estádio do Dragão, no arranque do grupo G da Liga dos Campeões, e se manteve em igualdade pontual com o Galatasaray na liderança da prova, mas o rival ainda não cumpriu o jogo da sexta jornada.
Equipas do Minho defrontam formações turcas
Leipzig vence na Bundesliga antes de defrontar Besiktas
Já o Leipzig somou um importante triunfo na Bundesliga antes de defrontar o Besiktas ao vencer em casa o Eintracht Frankfurt por 2-1).
A formação alemã, que recebe o FC Porto em 17 de outubro e visita o Dragão em 01 de novembro, esteve a vencer por 2-0, com golos de Jean Kevin Augustin (28 minutos) e de Timo Werner (67), antes de Rebic (77) reduzir para o Eintracht. A vitória deixa a equipa do Leipzig, que fez entrar Bruma nos minutos finais, mais perto dos lugares da frente.
Turcos do Basaksehir perdem antes de visitarem Braga
Na Liga Europa, Vitória de Guimarães e SC Braga regressam à competição depois de vencerem os respectivos jogos no campeonato nacional.
O Basaksehir perdeu na visita ao Genclerbirligi (1-0) no campeonato turco de futebol, com a equipa, que visita na quinta-feira o Sporting de Braga, a sofrer o golo da derrota já nos descontos.
Um golo do sérvio Petar Skuletic, aos 90+1, agravou a situação do Basaksehir, que em seis jogos tem três vitórias, um empate e duas derrotas.
A equipa turca na última época chegou a um surpreendente segundo lugar e ao ‘play-off’ da ‘Champions’, no qual falharia o acesso à fase de grupos com os espanhóis do Sevilha (2-2, 1-2).
Esse cenário relegou o Basaksehir para a Liga Europa, competição em que entrou com um ‘nulo’ caseiro diante do Ludogorets, enquanto o Sporting de Braga começou com uma vitória na Alemanha sobre o Hoffenheim (2-1).
Na segunda jornada, na quinta-feira, a equipa turca visita Braga, enquanto o Hoffenheim viaja até à Bulgária para defrontar o Ludogorets.
Ludogorets continua a perseguição ao CSKA de Sófia
O Ludogorets consolidou o segundo lugar da liga búlgara de futebol, ao vencer o Septemvri Sofia por 4-1, em jogo da 10ª jornada.
Na deslocação ao reduto do penúltimo classificado da liga búlgara, o adversário do SC Braga na Liga Europa foi para intervalo a perder por 1-0 com um golo de Chris Gadi.
No segundo tempo, os hexacampeões búlgaros reagiram e acabaram por golear o Septemvri Sofia por 4-1, com dois golos de Jody Lukoki, um de Natanael Pimenta e outro de Wanderson Farias.
A equipa da casa até se viu cedo em desvantagem no marcador – golo de Lachezar Baltanov na conversão de uma grande penalidade, aos seis minutos -, mas conseguiria dar a volta ao marcador, primeiro por Marcelinho (48 minutos), depois por Igor Plastun (81).
Com este resultado, o Ludogorets ocupa o segundo lugar, com 24 pontos, menos um do que o líder CSKA de Sófia.
A equipa búlgara jogará na ‘Pedreira’ em 19 de outubro, na terceira jornada do grupo C da Liga Europa – do qual fazem parte também os alemães do Hoffenheim e os turcos do Basaksehir – e recebe a equipa minhota em 02 de novembro.
Hoffenheim consolida segundo lugar na Bundesliga
Já o Hoffenheim consolidou o segundo lugar na Bundesliga e regressa às competições europeias esta semana depois de ter vencido o Schalke 04 por 2-0. O Hoffenheim é adversário do Braga na Liga Europa, tendo perdido com a equipa portuguesa na primeira jornada (2-1).
O Vitória de Guimarães regressa esta quinta-feira às competições europeias com uma deslocação ao reduto dos turcos do Konyaspor. A formação vitoriana defronta uma equipa do Konyaspor motivada pelo triunfo sobre o Akhisar, por 2-0, no jogo que marcou a sexta jornada do campeonato turco.
Os adversários do Vitória de Guimarães marcaram um golo em cada parte, por Sahiner, aos 18 minutos, e Friday, aos 73, e ainda falhou uma grande penalidade, por Skubic, aos 90+1. No Akhisar jogaram os portugueses Miguel Lopes e Hélder Barbosa, com este a entrar aos 71 minutos.
No campeonato, o Konyaspor segue no 12.º lugar, apenas com duas vitórias em seis jogos, a sete pontos de Galatasaray e Besiktas, que têm menos um jogo.
Na Liga Europa a equipa perdeu na primeira jornada do I, na visita ao Marselha (1-0), e receberá agora o Guimarães, que se estreou com um empate em casa com o Salzburgo (1-1).
Salzburgo empate, Marselha vence
Nos outros jogos do grupo do Vitória de Guimarães, o Salzburgo empatou sem golos com Áustria Viena enquanto que o Marselha venceu o Toulouse e ascendeu ao quinto lugar da liga francesa.
O Salzburgo, tetracampeão austríaco de futebol, empatou em casa sem golos com o Áustria Viena, em jogo da nona jornada da liga austríaca. O adversário do Vitória de Guimarães na Liga Europa segue em segundo lugar, com 18 pontos, menos um do que o líder, o Sturm Graz.
Na Liga Europa, o Salzburgo empatou a uma bola em casa do Vitória de Guimarães, na ronda inaugural do grupo I, do qual também fazem parte Marselha e Konyaspor. O Salzburgo volta a defrontar o Guimarães para a Liga Europa em 23 de novembro, na Áustria.
Já o Olympique de Marselha confirmou o favoritismo na receção ao Toulouse e ganhou o jogo por 2-0, subindo ao quinto lugar do campeonato francês de futebol.
Os marselheses, com o português Rolando a central, tiveram no seu eixo atacante o ponto mais forte, com o 'tridente' Ocampos/Nije/Thauvin a darem muito trabalho à defesa contrária.
Thauvin, aos 33 minutos, fez o golo da primeira parte e o argentino Ocampos. aos 62, o da segunda, para uma vitória calma e quase nada contestada pelo Toulouse.
O Marselha sobe a quinto do campeonato, com 13 pontos, a seis do líder Paris Saint-Germain e a apenas três do 'pódio'.
Comentários