Sporting de Braga, Benfica, FC Porto e Sporting, por esta ordem de ganhos, já arrecadaram mais de 26,5 milhões de euros em prémios monetários na edição 2010/2011 das competições europeias de futebol.

Entre este quarteto, apenas Sporting, afastado nos 16 avos de final da Liga Europa, pelo Glasgow Rangers, já não pode facturar mais, tendo encerrado a prestação na segunda prova europeia com um total de 1,7 milhões de euros.

Mas, as contas, até ao momento, são lideradas pelo Sporting de Braga, ainda com ambições de chegar às meias-finais da Liga Europa.

Os minhotos começaram a temporada na Liga dos Campeões, prova em que arrecadaram 11,6 milhões de euros, à custa de terem ultrapassado a terceira pré-eliminatória (Celtic) e o “play-off” (Sevilha) e jogado a fase de grupos.

Falhado o apuramento para os “oitavos”, os bracarenses foram reencaminhados para a segunda prova, que já lhes rendeu 900 000 euros.

No total, e ainda sem contar com as receitas de bilheteira e transmissões televisivas, a equipa orientada por Domingos Paciência já colocou nos cofres do Sporting de Braga 12,5 milhões de euros.

Neste “ranking” de ganhos, segue-se o Benfica, que também iniciou a temporada na Liga dos Campeões (8,7 milhões em prémios), prova para a qual entrou de forma directa, e segue agora na Liga Europa (mais 900 000 euros).

O FC Porto, o novo campeão nacional, não disputou a Liga dos Campeões (terceiro lugar no último campeonato) e canalizou todos os ganhos na Liga Europa, somando, para já, 2,6 milhões de euros.

Tal como Sporting de Braga e Benfica, também o FC Porto está na corrida às meias-finais da segunda prova europeia, qualificação que vale 700 000 euros para cada semi-finalista.

Uma final da Liga Europa pode, inclusivamente, ser disputada por duas destas três equipas, o que, a acontecer, renderia ao futebol português mais cinco milhões de euros (três para o vencedor e dois ao finalista).

Neste momento, Benfica e FC Porto, que só se podem encontrar precisamente na final, têm praticamente os dois pés nas “meias”, após as vitórias caseiras na primeira “mão” sobre PSV Eindhoven (4-1) e Spartak de Moscovo (5-1), respectivamente.

Por seu lado, o Sporting de Braga recebe o Dínamo de Kiev, depois de ter empatado 1-1 na capital da Ucrânia.