O técnico do Tottenham, José Mourinho, considerou que o Manchester United, a sua antiga equipa, é um dos favoritos a vencer a Liga Europa, mas questionou a forma como as equipas que falham a qualificação para os oitavos da Liga dos Campeões entram na competição.

O United vai entrar na segunda competição europeia nos dezasseis-avos de final depois de perder por 3-2 frente ao Leipzig no seu último jogo na fase de grupos da Liga dos Campeões, na passada terça-feira.

O Man. United venceu a Liga Europa em 2017 com Mourinho ao comando, que procura levar o seu atual clube ao topo do grupo J no jogo decisivo da próxima quinta-feira.

"As equipas que 'caiem' são sempre equipas fortes, equipas que normalmente não pertencem ao nível da Liga Europa", disse o português.

"O Manchester United é uma das equipas de topo. O grupo era muito difícil, PSG, Manchester United e Leipzig, muito difícil. Sabíamos que não ia ser fácil para qualquer um deles e sabíamos que daquele grupo ia cair uma para a Liga Europa".

Os antigos campeões europeus Real Madrid e Ajax também estão em risco de caírem para a Liga Europa. Mourinho admitiu que a qualidade do torneio aumenta com a chegada das equipas da Champions depois do Natal, mas questionou a integridade desportiva disso.

"Sem dúvidas que a qualidade melhora, a intensidade melhora e isso é uma coisa boa para a competição. Mas do ponto de vista desportivo não acho que seja justo que uma equipa que não teve sucesso numa competição caia para outro", disse.

Os Spurs, que já se qualificaram para os dezasseis-avos, querem evitar as equipas mais fortes na primeira fase a eliminar ao terminarem no primeiro lugar do grupo, com uma vitória frente ao Antuérpia na quinta-feira.

A equipa de Mourinho foi derrotada na Bélgica na primeira ronda entre os dois emblemas, mas quer concluir o trabalho no norte de Londres.

"Fizemos o nosso trabalho ao qualificarmo-nos nos primeiros cinco jogos e agora num jogo em casa, com 2 mil adeptos, temos a oportunidade de jogar e tentar vencer o grupo", disse.

"Se é fundamental? Não penso que seja. Não acho que tenhamos de ter medo de qualquer equipa na próxima fase, mas claro que normalmente as equipas que vencem os grupos são as melhores equipas por isso se as conseguires evitar no sorteio penso que é uma vantagem".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.