Os leões estão a noventa minutos, senão houver direito a prolongamento, de voltarem a marcar presença numa final europeia, algo que já não acontece desde 2005 (Taça UEFA).

Tendo em conta a importância e o valor desportivo deste jogo com o Athletic, os adeptos sportinguistas demonstraram a sua união para com a equipa e deslocaram-se em peso até à cidade de Bilbau para dar um empurrão aos leões rumo à final da Liga Europa.

Esse apoio tem sido inexcedível e bem audível, como foi percetível na conferência de imprensa de Ricardo Sá Pinto e Jeffrén. Os gritos dos adeptos de fora do Estádio faziam-se ouvir bem dentro do recinto, onde o treinador transpunha em palavras as suas ideias para este jogo.

O Sporting chega a esta partida com uma vantagem de um golo (2-1) após a vitória no Estádio de Alvalade no primeiro jogo da eliminatória. Agora num ambiente conhecido por ser muito adverso, tal o fervoroso apoio dado à equipa local, os leões de Lisboa terão de voltar a domar os leões de San Mamés.

Para este jogo, Ricardo Sá Pinto tem como principal baixa a ausência de Izmailov, por castigo, porém é de salutar o regresso de Matías Fernández, que havia falhado a primeira mão por lesão.

Do lado do Athletic, o técnico Marco Bielsa lamenta a perda de Óscar de Marcos e saúda a inclusão de Javi Martínez.

Espera-se em San Mamés um jogo de grande intensidade entre duas equipas dispostas a tudo para marcarem presença na final da Liga Europa. O apito inicial é dado por Martin Atkinson a partir das 20h05 desta quinta-feira.