Depois de uma quinta-feira que resultou em duas vitórias, dois empates e duas equipas apuradas para os 16 avos-de-final da Liga Europa, vários outros dados vêm confirmar que a presente edição da prova está a ter tons bem portugueses a vários níveis.

Na Equipa Ideal da 5ª jornada foram três os jogadores de equipas portugueses a figurar entre os escolhidos pela UEFA. Na votação para Jogador da Semana realizada junto dos adeptos no site oficial do órgão máximo do futebol europeu, Bruno Fernandes levou a melhor numa eleição onde também figurou Vincent Aboubakar. E este 'domínio' luso não se fica por aqui.

Na lista de melhores marcadores, ao bisar na noite de quinta-feira ante o PSV, Bruno Fernandes igualou Munir, do Sevilha, e Alfredo Morelos, do Rangers, no topo da lista de melhores marcadores da fase de grupos, com cinco golos. O médio do Sporting é, além disso, igualmente o jogador com mais remates enquadrados na competição (13), de acordo com as estatísticas apresentadas pelo site oficial da prova.

O que falta decidir na fase de grupos da Liga Europa
O que falta decidir na fase de grupos da Liga Europa
Ver artigo

Também no que toca a assistências para golo há sotaque português. O brasileiro Galeno, do Braga, lidera este ranking, com 6 passes para os colegas faturarem, e nos lugares seguintes, com três assistências, surgem entre outros jogadores o seu colega Nuno Sequeira e, novamente, Bruno Fernandes.

Mas há mais, e até o Vitória de Guimarães merece destaque. A turma vimaranense é a que mais remates para fora efetuou (e a terceira que mais remata no total), tendo em Davidson o jogador que mais remates faz a errar o alvo na competição. O Porto também surge no topo de um dado estatístico: é uma das equipas com mais remates aos ferros da baliza contrária (quatro).

Além de tudo isto, há ainda um ranking de desempenho que contempla a performance nas diferentes competições de todos os jogadores presentes na Liga Europa, que a UEFA atualiza semanalmente, o qual é liderado por - quem mais poderia ser - Bruno Fernandes. Nesse mesmo ranking, Galeno surge igualmente no 'Top 10' (é nono) e Nuno Sequeira é 13º.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.