No dia em que se ficou a conhecer que o Sevilha será o adversário do FC Porto nos quartos de final da Liga Europa, recordamos os dois confrontos de outra equipa portuguesa, o Estoril, contra os andaluzes na fase de grupos da presente edição da prova.
A 19 de setembro de 2013, na primeira jornada do Grupo H, o Estoril estreava-se em casa para as competições europeias. A formação de Marco Silva apresentou-se da melhor forma perante um Sevilha muito experiente nas provas europeias, mas não conseguiu, apesar da boa exibição, evitar a derrota por 1-2 no António Coimbra da Mota. A equipa da Linha até esteve empatada mas o golo de Kévin Gameiro, aos 77 minutos, impediu-a de angariar os primeiros três pontos no grupo.
Na quinta jornada, em Sevilha, a 28 de novembro, o Estoril-Praia conseguiu um empate em cima do minuto 90 com o golo de Rúben Fernandes num estádio com ambiente fervoroso, igual ao que o FC Porto irá encontrar no dia 10 de abril.
O Sevilha terminou na primeira posição do Grupo H, com 12 pontos, enquanto o Estoril ficou em quarto, apenas com três pontos.
A formação andaluza, onde jogam os portugueses Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço, bateu o Maribor nos 16 avos e derrotou os rivais do Bétis nas grandes penalidades nos oitavos.
O FC Porto chega a estes quartos de final da Liga Europa depois de ter eliminado o Nápoles e o Eintracht Frankfurt.
O FC Porto, terceiro classificado da Liga portuguesa, recebe os espanhóis do Sevilha, que estão no sétimo lugar do campeonato espanhol, a 3 de Abril, com a segunda mão a realizar-se na semana seguinte, dia 10, no Ramón Sanchez Pijuán.