O FC Porto procura conquistar a primeira vitória da Liga Europa de futebol, à terceira jornada, na receção aos alemães do Hoffenheim, enquanto o Sporting de Braga tenta regressar aos triunfos perante os noruegueses do Bodo/Glimt.
Os ‘dragões’ protagonizaram uma entrada desastrosa na edição da época 2024/25, ao perderem por 3-2 no estádio do Bodo/Glimt – o que constitui um sério aviso para os bracarenses -, e concederam um empate 3-3 em casa frente ao Manchester United, tendo sofrido o terceiro golo já em período de compensação.
A equipa portuense ocupa o 24.º lugar, entre 36 clubes, o último que permite disputar o play-off de acesso aos oitavos de final, com um único ponto conquistado, e precisa de obter rapidamente a primeira vitória para entrar na corrida pelo apuramento direto para a fase a eliminar.
O FC Porto encontra na quinta-feira um Hoffenheim longe do brilhantismo da temporada passada, que lhe permitiu terminar em sétimo lugar na Liga alemã, ocupando atualmente a antepenúltima posição na Bundesliga, apesar de ainda não ter perdido na Liga Europa, na qual é 11.º posicionado (empate 1-1 com o Midtjylland e vitória por 2-0 sobre o Dínamo Kiev).
Vencedor da segunda prova europeia de clubes em 2003 e 2011, o FC Porto é segundo classificado na Liga portuguesa, com sete vitórias e uma derrota, registo apenas superado por uma irresistível equipa do Sporting (100% vitorioso), mas o percurso na Liga Europa tem sido mais acidentado.
Após a surpreendente derrota na Noruega, num jogo em que esteve em superioridade numérica durante quase toda a segunda parte, o FC Porto deixou escapar o triunfo frente ao Manchester United em período de compensação, numa altura em que também estava com mais um jogador em campo, devido à expulsão do português Bruno Fernandes, médio dos ingleses.
O golo marcado aos 90+1 minutos por Harry Maguire anulou uma recuperação sensacional da equipa treinada por Vítor Bruno, que já estava a perder por 2-0 aos 20 minutos, mas deu a volta ao resultado com um golo de Pepê e um ‘bis’ de Samu, melhor marcador da prova, com três remates certeiros.
O Sporting de Braga, que recebe na quarta-feira o Bodo/Glimt, está mais bem posicionado, no 20.º lugar, com três pontos, fruto da vitória na estreia sobre o Maccabi Telavive, por 2-1, num encontro em que esteve a perder até aos 85 minutos e foi salvo pelo ‘bis’ tardio de Bruma.
Os minhotos perderam depois na Grécia, por 3-0, com a ‘armada’ portuguesa do Olympiacos (Costinha, Chiquinho, Gelson Martins e Sérgio Oliveira) e terão agora de medir forças com um adversário que ocupa o 14.º posto e ainda não perdeu na Europa: após o triunfo sobre o FC Porto empatou 0-0 com o Union St. Gilloise.
O Fenerbahçe, treinado por José Mourinho, ocupa o 13.º lugar, com os mesmos pontos de Hoffenheim e Bodo/Glimt, defronta o Manchester United, um histórico do futebol continental, mas que, tal como o FC Porto, ainda não venceu nesta edição, ocupando a 21.ª posição.
A fase de liga é composta por 36 equipas e oito jornadas, com os oito primeiros a seguirem diretamente para os ‘oitavos’, enquanto as formações classificadas entre o nono e o 24.º lugares disputam um play-off de acesso a essa fase. As restantes ficam eliminadas.
A final será em 21 de maio, no Estádio de San Mamés, em Bilbau, em Espanha, a casa do Athletic, formação que também participa na presente edição da competição.
Comentários