Depois do desaire caseiro com o Olympique Lyonnais (0-1), selado pelo brasileiro Lucas Paquetá, aos 59 minutos, na primeira mão dos 'oitavos' da Liga Europa, os 'dragões' estão obrigados a vencer em França e têm antecedentes que fazem acreditar.

Dos 15 encontros disputados fora com equipas gaulesas, o FC Porto venceu cinco - somando ainda cinco empates e também cinco derrotas -, e o primeiro foi precisamente face ao Lyon, na primeira ronda da Taça UEFA de 1964/65.

Após um triunfo caseiro por 3-0, com dois tentos de Custódio Pinto e um de Carlos Baptista, os 'azuis e brancos' escreveram história no estádio Gerland, em 14 de outubro de 1964, ao vencerem por 1-0, com um golo de Valdir Sousa, aos 89 minutos.

O FC Porto defrontou uma segunda vez o Lyon em 2003/04, ano do segundo título europeu, e esteve quase a vencer em França, o que só não aconteceu devido a um golo do brasileiro Giovane Elber, aos 90 minutos, quando os lusos 'já' estavam apurados.

A formação de José Mourinho tinha vencido por 2-0 no Dragão, com golos de Deco e Ricardo Carvalho, e resolveu as 'contas' em Lyon, com um 'bis' de Maniche (seis e 47 minutos), de nada valendo aos locais os tentos de Peguy Luyindula (14) e Elber.

Faltou o quase para a vitória, o que não tinha acontecido na mesma época, mas na fase de grupos da 'Champions', quando o FC Porto ganhou mesmo em Marselha, por 3-2.

Em embate da terceira jornada do Grupo F, Maniche, aos 31 minutos, Derlei, aos 35, e Alenitchev, aos 81, faturaram para os 'dragões', enquanto o Marselha abriu e fechou o marcador, por Didider Drogba, aos 23, e Stete Marlet, aos 84.

Depois deste triunfo, o FC Porto ainda soma mais três em França, o último dos quais também no Velódrome, onde na época passada ganhou por 2-0, também na fase de grupos da 'Champions'.

Desta vez na quarta ronda, do Grupo C, os 'dragões', que já haviam vencido os gauleses em casa por 3-0, triunfaram em França com golos do defesa esquerdo nigeriano Zaidu, aos 39 minutos, e do médio Sérgio Oliveira, de grande penalidade, aos 72.

Nas duas deslocações anteriores, o FC Porto também tinha triunfado, por 1-0 face ao Lille, com um golo de Herrera, na primeira mão do 'play-off' de acesso à 'Champions' de 2014/15, e por 3-0 perante o Mónaco, na fase de grupos da 'Champions' de 2017/18, com um 'bis' de Aboubakar e um tento de Layún.

O último resultado negativo dos 'dragões' em França aconteceu em 2012/13, também na fase de grupos da 'Champions', quando perderam por 2-1 no Parques dos Príncipes, com o Paris Saint-Germain, de nada valendo o tento de Jackson Martínez.

Em caso de triunfo por mais de um golo, o FC Porto qualifica-se, enquanto uma vitória pela diferença mínima, independentemente dos números, 'atira' a discussão para um prolongamento. Qualquer empate ou derrota, significam a eliminação.

O encontro entre Lyon e FC Porto, da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa em futebol, realiza-se na quinta-feira, no OL Stadium, a partir das 21h00 locais (20h00 em Lisboa).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.