O FC Porto defronta, esta quinta-feira, o Bayer Leverkusen no BayArena, na primeira-mão dos 16 avos de final da Liga Europa. É o primeiro jogo oficial entre estas duas formações, que já se defrontaram uma vez, num amigável de pré-época em 2016/2017, que terminou com um empate a uma bola.

No longo historial de confrontos entre ‘dragões’ e formações alemãs, há um ligeiro equilíbrio, com alguma vantagem para os portugueses: em 37 jogos nas provas da UEFA, o conjunto ‘azul e branco’ soma 15 vitórias, oito empates e 14 derrotas.

FC Porto vs alemães: um histórico que vem desde 1964

As aventuras do FC Porto em solo germânico começaram na época 1964/1965, na extinta Taça das Taças, tendo os 'dragões' empatado 1-1 com o TSV 1860 Munique, na 2.ª mão da 2.ª ronda da prova. Valdir fez o primeiro tento de sempre do FC Porto na Alemanha.

O último confronto do FC Porto com germânicos ocorreu na época passada (2018/2019), na fase de grupos da Liga dos Campeões. O FC Porto terminou em primeiro do seu grupo, à frente do Schalke04, Galatasaray e Lokomotiv Moscovo. Nos confrontos com os alemães, os 'dragões' empataram 1-1 no Veltins-Arena em Gelsenkirchen (palco onde venceu a final da Liga dos Campeões em 2004) e venceu no Dragão por 3-1.

Na temporada anterior, em 2017/18, os 'tanques' alemães voltaram a colocar-se no caminho dos azuis-brancos. O RB Leipzig foi um dos adversários do FC Porto na fase de grupos da Liga dos Campeões. A equipa de Sérgio Conceição perdeu na Alemanha por 3-2 mas viria a vencer no Dragão por 3-2,

Nos últimos anos tem havido uma certa atração entre emblemas alemães e o FC Porto. Já são cinco embates em seis temporadas, sempre com jogos entre os azuis-e-brancos e formações da Bundesliga, quer na Liga dos Campeões, quer na Liga Europa.

Da última vez que o FC Porto esteve na Liga Europa, acabou eliminado por um emblema alemão. Em 2015/2016, os 'dragões' terminaram em terceiro no seu grupo na Liga dos Campeões, com 10 pontos, e caíram para a segunda prova mais importante da UEFA. A equipa orientada por José Peseiro (terceiro treinador na época, após Lopetegui e Rui Barros) caiu logo na primeira fase a eliminar da prova (16 avos de final) com o Borussia Dortmund: derrotas por 2-0 na Alemanha (golos de Piszczek e Reus) e derrota por 1-0 no Dragão (infelicidade de Casillas e golo de Aubameyang).

Bremen, Hamburgo, Berlim e Gelsenkirchen, cidades de boa memória

Mas mais do que um equilíbrio de forças, a história de duelos com equipas alemãs acaba, também, por ter um cariz especial para os adeptos portistas. Começando pelo Bayern Munique e pela histórica final de Viena, onde a 27 de Maio de 1987, Madjer e Juary marcaram os golos que levaram os ‘dragões’ a erguer a sua primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus – vitória por 2-1.

A vitória em Bremen, em março de 1994, para a Liga dos Campeões, por expressivos 5-0 (golos de Rui Filipe, Kostadinov, Secretário, Domingos e Timofte), é também uma página de ouro da história europeia portista.

Um dos últimos grandes triunfos dos ‘dragões’ ante uma equipa germânica de topo foi a 15 de abril de 2015, para os quartos de final da Champions, por 3-1. No encontro da primeira mão, disputado no Dragão, Ricardo Quaresma, por duas ocasiões, e Jackson Martínez, levaram os adeptos ‘azuis e brancos’ ao rubro, com Thiago Alcântara a apontar o golo de honra dos bávaros.

O caso mudou de figura em Munique, com o conjunto de Pep Guardiola a golear os ‘dragões’ por 6-1 – marcaram Thiago Alcântara, Boateng, Lewandowski (2), Thomas Müller e Xabi Alonso; Jackson Martínez ainda marcou na Allianz Arena, mas sem efeitos práticos.

Mas, ao contrário dos outros emblemas portugueses, o FC Porto nem se pode queixar tanto nas suas visitas a Alemanha para medir forças com equipas alemães. Além da mencionada goleada por 5-0 em 1995 frente ao Werder Bremen, há que recordar o triunfo frente ao Hamburgo por 3-1, na Liga dos Campeões, na época 2006/2007, a vitória frente ao Hertha Berlim em 1999/2000 também na 'Champions'. O mais saboroso triunfo em solo germânico nem foi contra uma equipa alemã: em 2004, o FC Porto bateu o Mónaco por 3-0 no atual Veltins-Arena em Gelsenkirchen e ergueu o troféu de campeão europeu pela segunda vez na sua história.

Ao todo, o FC Porto já realizou 37 jogos frente a equipas alemães em jogos oficiais na UEFA (19 na Champions, 12 na Liga Europa, quatro na extinta Taça das Taças e dois na antiga Taça das Cidades com Feiras). Nestes 37 jogos, soma 15 vitórias, oito empates e 14 derrotas. Um equilíbrio, que cai ligeiramente para os 'dragões' mas que volta a desequilibrar quando falamos de jogos mm solo germânico: três vitórias, cinco empates e 10 derrotas em 18 jogos, 23 golos marcados e 35 sofridos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.