O Benfica recebe o Tottenham esta quinta-feira para a 2.ª mão dos oitavos-de-final da Liga Europa. Os encarnados venceram na 1.ª mão por 3-1 em Londres e estão com um pé e meio nos "quartos".

Apesar da vantagem, a equipa de Jorge Jesus terá de ter cuidados redobrados com este Tottenham, recheado de grandes individualidades que podem resolver um jogo a qualquer altura. Além do ambiente na Luz, os ingleses terão de lutar contra a estatística já que nunca conseguiram uma reviravolta depois de perderem em casa na 1.ª mão.

Luz é fortaleza impenetrável

Outro dado a favor dos encarnados: o Benfica não perde há dez jogos em casa para as competições europeias. A última derrota foi frente ao Barcelona por 2-0, na fase de grupos da Champions, a 2 de outubro de 2012. Na Liga Europa, os encarnados não perderam qualquer dos 16 jogos (15 vitórias e um empate) disputados em casa, desde que a competição foi rebatizada em 2009.

Caso vença o Tottenham, o Benfica estabelece um novo recorde na Liga Europa, somando a 11.ª vitória seguida em casa, batendo as dez do Atlético Madrid. A caminhada vitoriosa do Benfica iniciou-se a 1 de abril de 2010, com o triunfo por 2-1 frente ao Liverpool, na 1.ª mão dos quartos-de-final.

A Luz tem sido um verdadeiro inferno para as equipas europeias. Dos 57 jogos disputados na Taça UEFA/Liga Europa, o Benfica venceu 36, empatou 13 e perdeu apenas oito, tendo marcado 101 golos e sofrido 41.

Das oito derrotas, apenas em uma ocasião o Benfica sofreu dois ou mais golos na Luz: foi em 1995 na 3.ª ronda da Taça UEFA, numa penosa eliminatória frente ao Bayern Munique. Os encarnados perderam na Luz por 3-1 (golos de Valdo para os Encarnados e Herzog e Klinsmann que bisou) depois de já terem sido goleados em Munique por 4-1.

As outras sete derrotas das Águias na Luz na UEFA foram frente a Roma (1990, 1-0), Dínamo Bucareste (1999, 1-0), PAOK (1999, 2-1), Getafe (2008, 2-1), Galatasaray (2008, 2-0) e Metalist (2008, 1-0). Depois desta derrota, os Encarnados venceram 15 jogos e empataram um na Liga Europa.

Mas analisando os números do Tottenham frente a equipas portuguesas, até que os ingleses não têm estado mal. Nos onze anteriores encontros, os Spurs venceram sete, empataram um e perderam três. Das derrotas, duas foram com o Benfica e uma com o V. Setúbal.

O Tottenham atravessa um momento delicado, com duas derrotas seguidas na Liga Inglesa frente aos rivais Chelsea e Arsenal, intercalados com a derrota em casa com o Benfica.

O jogo entre o Benfica e o Tottenham está marcado para às 18h00 desta quinta-feira na Luz e terá arbitragem de Damir Skomina, o árbitro que esteve na derrota encarnada frente ao Olympiacos na Grécia para a Champions.