Com uma vantagem de 5-1 na bagagem, o FC Porto sabia que ia enfrentar em Moscovo uma resposta do adversário em busca da redenção, mas esta foi pouco eficaz e com 45 minutos para jogar na eliminatória é o FC Porto quem vence por 2-0 com golos de Hulk e Cristian Rodriguez.

De facto, os moscovitas entraram melhor em jogo e logo aos 7’, um grande trabalho de McGeady na área portista terminou com um remate fortíssimo para uma grande defesa de Helton.

A equipa de Karpin fez-se valer do relvado sintético para surpreender os jogadores azuis e brancos em alguns lances, onde pareciam ser mais rápidos sobre a bola, mas um lance de contra-ataque fulminante dos campeões nacionais terminou com a aparente superioridade russa: Hulk arrancou a toda a velocidade da zona de meio-campo, driblou um adversário, e só com Dikan pela frente escolheu o lado e abriu o marcador no Estádio Luzhniki.

Se a eliminatória estava já resolvida, mais definida ficou e o golo do brasileiro teve o condão de fazer passar o controlo de jogo para a equipa de André Villas-Boas, perante um Spartak já visivelmente descrente das suas possibilidades nesta Liga Europa.

Rodriguez podia ter aproveitado para aumentar a contagem à passagem da meia hora, mas Dikan opôs-se bem e o Spartak voltou a crescer no jogo, naquele que foi mesmo o melhor período dos moscovitas. O uruguaio não se deu por satisfeito e voltou à carga já em período de descontos, respondendo de cabeça a um canto da direita e aumentando para 2-0 a vantagem dos dragões.

O jogo chega ao intervalo com 2-0 favorável aos dragões. O FC Porto está a 45 minutos das meias-finais da segunda competição de clubes mais importante da UEFA.