O Vitória de Guimarães é hoje a primeira equipa portuguesa a estrear-se nas taças europeias de futebol em 2019/2020, ao defrontar fora o Jeunesse Esch, em encontro da primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Europa.

No Estádio Josy Barthel, na capital luxemburguesa, a partir das 19:30 (em Lisboa), os minhotos, quintos classificados da I Liga 2018/19, vão tentar começar a justificar o favoritismo que lhes é atribuído na eliminatória.

O encontro vai marcar a estreia de Ivo Vieira como treinador dos vimaranenses em jogos oficiais e será o último sob a presidência de Júlio Mendes, já que o novo líder eleito do clube, Miguel Pinto Lisboa, deve tomar posse na segunda-feira.

A decisão da eliminatória está marcada para o D. Afonso Henriques, em Guimarães, em 01 de agosto, pelas 20:00, sendo que o vencedor mede forças na terceira pré-eliminatória com o Ventspils (Letónia) ou o Gzira United (Malta).

Na terceira pré-eliminatória, que tem jogos agendados para 08 e 15 de agosto, já está o Sporting de Braga, quarto na I Liga 2018/19, que vai defrontar os polacos do Lechia Gdansk ou os dinamarqueses do Brondby.

Para chegaram à fase de grupos, na qual já está ‘instalado’ o Sporting, que fechou o pódio do último campeonato luso, os dois clubes do Minho ainda têm de ultrapassar o ‘play-off’, em 22 e 29 de agosto.

No que respeita à Liga dos Campeões, o detentor do título Benfica já tem lugar assegurado na fase de grupos, enquanto o 'vice' FC Porto entra na terceira pré-eliminatória, em 06 ou 07 e 13 de agosto, perante o Krasnodar, com primeiro jogo na Rússia.

Se quiserem juntar-se aos ‘encarnados’, e amealhar mais de 40 milhões de euros, os portistas também ainda terão de ultrapassar o ‘play-off’, em 20 ou 21 de agosto e 27 ou 28.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.