O Sporting despediu-se das competições europeias esta quinta-feira ao empatar em casa com o Wolfsburgo a 0-0 no jogo da segunda mão dos dezasseis avos de final da Liga Europa.

Os "leões" dominaram praticamente toda a partida, mas não conseguiram bater o guarda-redes suíço dos alemães. Slimani e Montero entraram na segunda parte, mas o resultado terminou 0-0.

No jogo decisivo para a continuidade do Sporting nas provas europeias, Marco Silva apostou em Tanaka a titular frente ao Wolfsburgo e deixou no banco Montero e Slimani. Os alemães foram a Alvalade com uma vantagem de dois golos e apresentaram-se em Lisboa com uma linha de ataque de luxo com Bas Dost, Vieirinha, Kevin De Bruyne e André Schurrle.

Num estádio de Alvalade com apenas 23.097 espectadores nas bancadas, foi o Sporting a dar o pontapé de saída. Os adeptos do Wolfsburgo faziam-se ouvir no seu setor, mas não tardou muito para que os adeptos leoninos mostrassem quem jogava em casa.

Empurrados pelos seus adeptos, a equipa do Sporting entrou moralizada e a dominar o jogo praticamente a partir do apito inicial. Nani e Carrillo faziam estragos nas alas, e no meio-campo William Carvalho era a trave mestra do equilíbrio leonino. Adrien Silva e João Mário aumentavam a intensidade de jogo do Sporting, mas as jogadas de perigo não eram suficientes para fazer alterar o marcador. O Wolfsburgo só aos 22 minutos deu sinal de vida através de um cruzamento na direita de Vieirinha a que Bas Dost não deu o melhor seguimento.

Até ao intervalo, o Sporting desperdiçou pelo menos três grandes oportunidades de golo, mas nem Tanaka, nem Nani, nem João Mário conseguiram abrir o marcador. A equipa de Marco Silva terminou a primeira metade com 57% de posse de bola, contra os 43% do Wolfsburgo, mas o resultado continuava 0-0.

O segundo tempo começou praticamente com um lance de perigo para o Sporting aos 51 minutos. Adrien cruzou na direita, junto à linha de fundo, para o segundo poste, onde surgiu Nani a cabecear para o coração da área à procura de João Mário, mas Benaglio saiu dos postes e recolheu o esférico.

Aos 57 minutos, o Wolfsburgo fez o primeiro remate com perigo por intermédio de Kevin De Bruyne, que de pé direito desferiu um violento disparo ao poste direito da baliza de Rui Patrício.

O remate ao poste dos "lobos" colocou em sentido os "leões", que após o lance de perigo dos alemães intensificou as jogadas de perigo junto à baliza de Diego Benaglio. Os minutos iam-se passando, e o marcador continuava em 0-0. Os adeptos desesperavam nas bancadas com a enxurrada de oportunidades desperdiçadas, o que levou Marco Silva a lançar em jogo todas as suas fichas com a entrada de Carlos Mané, Slimani e Montero.

Até ao final, o Wolfsburgo ainda se queixou de uma grande penalidade não assinalada pelo árbitro francês Ruddy Buquet aos 84 minutos, mas apesar do domínio de jogo do Sporting o encontro terminou 0-0 com os alemães a garantirem o apuramento para os oitavos de final graças à vitória de 2-0 na primeira mão.