O Benfica perde no confronto direto com o Galatasaray nas taças europeias de futebol, mas, em eliminatórias a duas mãos, tem o pleno de cinco apuramentos em cinco duelos perante conjuntos turcos.

Face ao clube de Istambul, os 'encarnados' perderam na Luz por 2-0 na fase de grupos da última edição da Taça UEFA, em 2008/09, e, sete anos volvidos, na fase de grupos da 'Champions' de 2015/16, cada equipa triunfou em casa por 2-1.

Na primeira ocasião, Emre Asik e Ümit Karan selaram o desaire do 'onze' comandado pelo espanhol Quique Flores, que acabou no quinto e último lugar do Grupo B, enquanto os turcos apuraram-se, no segundo posto. Caíram nos 'oitavos', face ao Hamburgo.

Em 2015/16, os jogos foram consecutivos, o primeiro em Istambul, onde Gaitán adiantou o Benfica logo no segundo minuto, seguindo-se uma reação dos locais, que viraram o jogo ainda antes do intervalo, com tentos de Inan, de penálti, e Podolski.

Na Luz, a formação de Rui Vitória voltou a adiantar-se, por Jonas -- Jardel e André Almeida também foram titulares e Pizzi entrou -, Podolski marcou novamente e empatou o jogo, mas o capitão Luisão fez o 2-1 final, aos 67.

O Benfica acabou por seguir para os 'oitavos', juntamente com o Atlético de Madrid, enquanto o Galatasaray foi relegado para a Liga Europa. Os 'encarnados' seriam afastados nos 'quartos', pelo Bayern Munique, e os turcos nos 16 avos, pela Lazio.

Ainda assim, os 'encarnados' têm um registo negativo face ao Galatasaray, em contraponto com o que acontece face aos outros conjuntos da Turquia, uma vez que, em cinco eliminatórias, a formação lusa soma outros tantos apuramentos.

Mesmo sem triunfos fora (quatro empates e três derrotas no conjunto de todos os jogos), o Benfica afastou três vezes o Fenerbahçe (1975/76, 2012/13 e 2018/19), uma o Altay (1980/81) e outra o Trabzonspor (2010/11).

Na presente temporada, os 'encarnados' superaram o Fenerbahçe na terceira pré-eliminatória da 'Champions', ao vencerem em casa por 1-0, com um golo de Cervi, e empatarem a um tento na Turquia, onde o 'miúdo' Gedson adiantou aos 'encarnados'.

Quanto ao Galatasaray, nunca disputou uma eliminatória a duas mãos com o Benfica ou qualquer outra equipa lusa, sendo que também encontrou o Sporting de Braga (2012/13) e o FC Porto (2018/19) na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Face aos 'arsenalistas', os turcos perderam em casa, por 2-0, e venceram em Braga por 2-1 e, já na presente temporada, perderam os dois jogos com o FC Porto, por 1-0 no Dragão e 3-2 em Istambul.

No total dos sete jogos com equipas portuguesas, somam três vitórias, quatro derrotas e nenhum empate.

Notícia publicada originalmente a 12 de fevereiro às 09h58

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.