FC Porto e Sporting de Braga repetem cinco adversários na Liga Europa de futebol, entre oito jogos que as duas equipas vão disputar no novo modelo da segunda competição da UEFA.

Lazio, Hoffenheim, Maccabi Telavive, Olympiacos e Bodo/Glimt ‘cruzam’ o caminho das duas equipas portuguesas, com a variante de terem trocado o fator casa e fora, com exceção dos alemães, que se deslocam a Braga e ao Porto.

Dos restantes, Lazio, Maccabi Telavive e Bodo/Glimt visitam Braga e recebem o FC Porto, enquanto o Olympiacos, de Rúben Vezo, Costinha, Chiquinho e Gelson Martins, bem como David Carmo (ex-FC Porto), visita o Dragão e recebe o Sporting de Braga.

O sorteio da Liga Europa, que tem 36 equipas, com oito jogos para cada, quatro fora e quatro em casa, deixou ainda no caminho do FC Porto, o Manchester United (casa), de Diogo Dalot e Bruno Fernandes, o Midtjylland (casa) e o Anderlecht (fora).

Já o Sporting de Braga completa os seus jogos com visitas à Roma, aos belgas do Union SG e aos suecos do Elfsborg.

Tanto para o FC Porto, vencedor da Liga Europa em 2002/03 e 2010/11, e candidato à vitória nesta edição, bem como para o Sporting de Braga, finalista em 2010/11, o maior ‘perigo’ vem de equipas dos principais campeonatos.

Os ‘dragões’ com Manchester United como adversário, além da Lazio, enquanto o Sporting de Braga com duplo confronto ‘romano’ (Lazio e Roma), num sorteio que deixou também no caminho de ambas os vencedores da Liga Conferência, o Olympiacos.

No novo modelo da competição, em grupo único, os oito primeiros qualificam-se para os oitavos de final e os classificados entre os nono e 24.º classificados disputam a duas mãos um play-off de acesso.

Tottenham, Real Sociedad, Eintracht Frankfurt ou Athletic Bilbau também se podem perfilar como candidatos, sem esquecer os turcos do Fenerbahçe, de José Mourinho, relegados para a competição, ou o Besiktas, com forte aposta este ano.

Anthony Lopes (Lyon), Sérgio Oliveira (Galatasaray), Rafa Silva e Gedson Fernandes (Besiktas), Vieirinha (PAOK) ou Nuno Tavares (Lazio) são alguns dos outros jogadores portugueses que entram na competição.

No Fenerbahçe, Mourinho, afastado na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões pelo Lille e que já venceu por duas vezes a Liga Europa, com o FC Porto (2003) e com o Manchester United (2017), duas Ligas dos Campeões, com FC Porto (2004) e Inter de Milão (2010) e uma Liga Conferência, com a Roma (2022), reencontra os 'red devils'.

Entre as oito equipas a defrontar, o treinador português reencontra o Manchester United, em jogo na Turquia, tendo ainda que jogar com Slavia Praga (fora), Lyon (casa), AZ Alkmaar (fora), Union SG (casa), Midtjylland (fora), Athletic Bilbau (casa) e Twente (fora).

Com oito jogos de cada uma das 36 equipas definidos, a UEFA irá formalizar o calendário no sábado, sabendo-se que o mesmo decorrerá entre 25/26 de setembro e 30 de janeiro de 2025, enquanto o ‘play-off’ para as equipas entre os nono e os 24.º lugares será a 13 e 20 de fevereiro.