A fase regular da Liga Europa está quase a chegar ao fim, uma vez que o Fenerbahçe-Athletic Bilbao de ontem já abriu a sexta jornada, e a situação não está tão favorável como se esperaria para as equipas portuguesas, FC Porto e SC Braga.

No que toca a surpresas, só na parte inferior da tabela, uma vez que Tottenham e Manchester United não se encontram na zona de apuramento direto para a próxima fase, enquanto há equipas, como Nice, que estiveram muito mal nos primeiros cinco jogos e estão em zona de eliminação.

FC Porto

Os dragões eram apontados como favoritos, mas neste momento seguem na 23.ª posição e as exibições não tem convencido o universo futebolístico desta previsão inicial. A equipa de Vítor Bruno começou com uma derrota frente ao Bodo/Glimt, seguiu-se um empate com o Manchester United e, á terceira ronda, a primeira e única vitória até ao momento, sobre o Hoffenheim.

Segiu-se uma derrota com a Lazio e um empate que desiludiu os portistas contra o Anderlecht, o que deixa o FC Porto numa posição frágil e com a necessidade de vencer, caso ainda tenha pretensões de seguir em frente.

Hoje, o adversário é o Midtjylland (20 horas) e só ganhar interessa, até porque depois há ainda Olympiacos (23/01) e Maccabi Tel-Aviv (30/01), partidas em que os dragões certamente já desejarão ter o apuramento garantido para evitar sobressaltos.

SC Braga

Os guerreiros não eram vistos como favoritos a vencer a prova, mas eram sérios candidatos a estar na próxima fase. Na verdade, têm mais dois pontos do que o FC Porto, totalizando sete, mas ainda não têm nada garantido.

O primeiro jogo deu em vitória contra o Maccabi Tel-Aviv, seguindo-se uma derrota com o Olympiacos e outra com o Bodo/Glimt. Depois houve empate com o modesto Elfsborg e uma vitória inesperada contra o Hoffenheim, mas ainda está tudo em aberto e é urgente tentar pontuar hoje com a Roma (17:45), até porque depois há ainda Union St. Gilloise (23/01) e Lazio (30/01).

Surpresas pela negativa

Neste parâmetro há vários clubes que podem estar inseridos, com o Nice a assumir o papel principal. É certo que não era, nem de perto nem de longe, o principal candidato a vencer o troféu, mas o seu estatuto internacional fazia prever uma campanha melhor.

Os franceses são 35.º classificados e seguem no penúltimo lugar com apenas dois pontos, fruto de derrotas com Lazio, Ferencvaros e Rangers, além dos empates com Twente e Real Sociedad. Urge melhorar para evitar ficar pelo caminho, o que parece impossível neste momento.

Quem também não anda a impressionar são as equipas inglesas, uma vez que nem Tottenham nem Manchester United estão em zona de apuramento direto.

Os Spurs estão à porta, no nono lugar com 10 pontos, e ainda não garantiram nada, a não ser a fase de play-offs. A derrota com o Galatasaray e o empate com a Roma foram decisivas para esta classificação, embora tudo esteja ainda em aberto.

Situação idêntica vive o Manchester United, que tem menos um ponto (9), seguindo no 12.º lugar. Apesar de estar a passar por uma autêntica revolução, os 'red devils' deverão seguir em frente na prova, mas era fundamental evitar os dois jogos extra que os play-offs obrigam até pelo extenso calendário das equipas britânicas.

A equipa de Ruben Amorim ainda não perdeu na competição, mas é penalizada pelos empates com Twente, FC Porto e Fenerbahçe, que impedem uma classificação mais tranquila.

Estas são as contas da Liga Europa 2024/25, que ainda terá três jornadas cheias de intensidade e que ainda não deixa antever quais serão as classificações finais das equipas, embora Athletic Bilbao (16 pontos), Lazio (13) e Frankfurt (13) estão muito bem colocados para avançarem na prova.