A Liga Europa regressa esta quarta-feira ao ativo depois de ter sido interrompida em março devido à pandemia de covid-19 que assolou o mundo. Quase cinco meses depois, recorde o que está em jogo no regresso da segunda prova da UEFA.

Recorde-se que os duelos da primeira mão dos oitavos de final entre Sevilha e Roma, e Inter e Getafe já não foram realizados e, como tal, vão decidir a eliminatória em jogo único.

A 'final a 8' vai disputar-se em Dusseldorf, Colónia, Duisburgo e Gelserkirchen, de 10 a 21 agosto.

Os treinadores portugueses

Numa prova que perdeu os quatro clubes lusos (Benfica, FC Porto, Sporting e Sporting de Braga) nos 16 avos de final, os técnicos Pedro Martins (Olympiacos) e Nuno Espírito Santo (Wolverhampton), que se estão a defrontar, Luís Castro (Shakhtar Donetsk) e Paulo Fonseca (Roma) continuam em competição.

‘Carrasco’ do Benfica, que afastou com um triunfo por 2-1 em Kharkiv e um empate 3-3 na Luz, o Shakhtar, de Luís Castro, está bem encaminhado para os quartos de final, após o triunfo por 2-1 face ao Wolfsburgo, na Alemanha, na primeira mão dos ‘oitavos’.

No duelo de técnicos lusos, a vantagem é para já da ‘mais portuguesa’ das equipas estrangeiras, o ‘Wolves’, que empatou a um tento na Grécia, onde o suplente Pedro Neto apontou o tento do conjunto da ‘Premier League’.

Por seu lado, a Roma não chegou a disputar o primeiro embate com o Sevilha, em Espanha, já devido à pandemia do novo coronavírus, e vai decidir tudo num único jogo, já na Alemanha, onde se vai disputar uma inédita 'final a 8'.

Os quatro técnicos lusos procuram um feito apenas conseguido, no que respeita a treinadores nacionais ao serviço de formações estrangeiras, por José Mourinho, que, em 2016/17, levou o Manchester United ao título.

Já são conhecidos os embates da fase final da Liga Europa
Já são conhecidos os embates da fase final da Liga Europa
Ver artigo

Os jogadores portugueses

Quanto a jogadores, e além dos que representam as equipas lideradas pelos técnicos portugueses, um deles já tem os ‘dois pés’ nos ‘quartos’, o ex-‘leão’ Bruno Fernandes, que ajudou o Manchester United a golear fora o LASK por 5-0.

O médio internacional luso, substituído aos 78 minutos, não faturou – marcaram Ighalo, Daniel James, Mata, Greenwood e Andreas Pereira -, depois de o ter feito na receção aos austríacos (2-1), na fase de grupos, ao serviço do Sporting.

Pelo contrário, André Silva e Gonçalo Paciência, avançados do Eintracht Frankfurt, estão, praticamente, fora, após o desaire caseiro por 3-0 face aos suíços do Basileia.

Colónia recebe final da Liga Europa após fase final na Alemanha
Colónia recebe final da Liga Europa após fase final na Alemanha
Ver artigo

Jogos e resultados

Quarta-feira, 5 de agosto

Shakhtar Donetsk vs Wolfsburgo (Ucranianos venceram a primeira mão por 2-1)

Copenhaga vs Istanbul Basaksehir (Turcos em vantagem ao venceram por 1-0)

Manchester United vs LASK (Ingleses venceram a primeira mão por 5-0)

Inter vs Getafe (Primeira mão não chegou a ser disputada)

Quinta-feira, 6 de agosto

Sevilha vs Roma (Primeira mão não chegou a ser disputada)

Bayer Leverkusen vs Rangers (Alemães venceram a primeira mão por 3-1)

Basileia vs Eintracht Frankfurt (Suíços em vantagem depois de ganharem por 3-0)

Wolverhampton vs Olympiakos (Primeira mão terminou com um empate por 1-1)