A Liga Europa de futebol tem o Sporting como única equipa portuguesa em prova, mas há mais de duas dezenas de jogadores portugueses espalhados pelos outros 47 clubes participantes na competição que arranca esta quinta-feira.

Entre os principais favoritos ao troféu da UEFA destacam-se o Sevilha - recordista da competição, com cinco triunfos, que esta época conta com os portugueses Daniel Carriço e André Silva -, o Arsenal, adversário dos ‘leões’ no grupo E, o Chelsea, vencedor em 2013, o Marselha, finalista vencido da última edição, no qual alinha o internacional luso Rolando, e o ‘histórico’ AC Milan.

O contingente lusitano fora do representante Sporting concentra-se, essencialmente, em três grupos: F, H e J, que agrega 18 jogadores portugueses.

No grupo H, todos os clubes contribuem para esta estatística, fornecendo sete portugueses. O Marselha, de Rolando, tentará, pelo menos, repetir a façanha de estar na final, mas o equilíbrio é a nota dominante nesta ‘poule’, onde está também o Eintracht Frankfurt, de Francisco Geraldes e Gonçalo Paciência, a Lazio, dos jovens Bruno Jordão e Pedro Neto, e o modesto Apollon, no qual alinham Bruno Vale e João Pedro.

A seguir surge o agrupamento J, com seis jogadores nacionais. Além do anunciado favoritismo do Sevilha, que conta com Daniel Carriço e André Silva, estão também presentes os russos do Krasnodar, os belgas do Standard Liège, com o avançado Orlando Sá, e o trio constituído por Miguel Lopes, Josué e Hélder Barbosa nos turcos do Akhisarspor.

Já o grupo F apresenta um lote de cinco portugueses, no qual pesa claramente o Olympiacos, comandado esta época pelo técnico Pedro Martins e cujo plantel inclui José Sá, Roderick Miranda e Daniel Podence. Paralelamente, William Carvalho representa o Bétis e Daniel Gonçalves os luxemburgueses do Dudelange, numa ‘poule’ onde está ainda o AC Milan.

Por fim, os restantes futebolistas portugueses distribuem-se por Besiktas (Pepe e Quaresma), no grupo I, Leipzig (Bruma), no grupo B, Zenit (Neto), no C, Rangers (Candeias), no G, e PAOK (Vieirinha), no L. Como consequência, apenas os agrupamentos A, D e K não têm representantes nacionais nos clubes aí inseridos.

A fase de grupos da Liga Europa começa na quinta-feira e completa-se em 13 de dezembro, com a realização da sexta e última jornada.