Liverpool e Manchester City, equipas candidatas a vencer o troféu, seguiram hoje para os oitavos de final da Liga Europa de futebol, numa ronda em que o Sporting foi a “ovelha negra” dos emblemas portugueses.

O clube de Alvalade empatou em casa a duas bolas com o Glasgow Rangers e ficou pelo caminho, devido à regra dos golos marcados fora (tinha ficado 1-1 na primeira mão).

Num final de encontro dramático, o Sporting esteve a dois minutos de carimbar a passagem aos “oitavos”, mas não soube manter a vantagem e sofreu o golpe fatal pelo norte-americano Maurice Edu.

Pela segunda época consecutiva, os “leões” despedem-se das competições europeus sem sofrer uma derrota na eliminatória decisiva e sempre “vítimas” da regra dos golos marcados fora: em 2009/10, falharam a fase de grupos da Liga dos Campeões frente à Fiorentina (2-2 em Lisboa e 1-1 em Itália) e foram afastados nos “oitavos” da Liga Europa pelo Atlético Madrid (0-0 na capital espanhola e 2-2 em Alvalade). Os escoceses vão agora ter pela frente o PSV Eindhoven, que eliminou o Lille.

Em frente segue o Benfica, que pela primeira vez venceu na Alemanha, ao bater o Estugarda por 2-0 (4-1 na eliminatória), e o Sporting de Braga, que deu a volta aos polacos do Lech Poznan, com um triunfo por 2-0 no Minho (2-1 no total).

Na quarta-feira, o FC Porto já tinha garantido a passagem aos “oitavos”, apesar da derrota caseira perante o Sevilha, por 1-0, valendo o triunfo por 2-1 alcançado na Andaluzia. Os “dragões” vão ter pela frente o CSKA Moscovo.

Portugal, Holanda e Rússia, com três equipas cada, são os países que colocam mais representantes nos oitavos de final da Liga Europa.

Os “encarnados” vão agora encontrar o Paris Saint-Germain na próxima ronda. Na capital francesa, a equipa empatou hoje a zero frente ao Bate Borisov e fez valer o 2-2 alcançado na primeira mão, na Bielorrússia.

O Sporting de Braga deverá ter uma tarefa mais complicada frente ao histórico Liverpool, que, apesar do estatuto de favorito, “suou” para ultrapassar o Sparta Praga.

Em Anfield Road, o holandês Dirk Kuyt foi o herói dos “reds”, ao marcar o golo do triunfo, aos 86 minutos, sobre os checos, por 1-0, depois do nulo registado na primeira mão.

Depois de um empate 0-0 Grécia, o Manchester City recebeu o Aris e bateu a formação helénica por 3-0, com destaque para um “bis” do avançado bósnio Edin Dzeko.

O Besiktas, com “apenas” Hugo Almeida como único luso no “onze”, viveu mais um pesadelo frente ao Dínamo Kiev, desta vez no frio da Ucrânia, ao sofrer nova goleada (4-0), depois do 4-1 verificado na primeira mão, em Istambul.

Outro destino teve o Zenit São Petersburgo, que, com Bruno Alves, Fernando Meira e Danny na equipa titular, recebeu e venceu os helvéticos do Young Boys, por 3-1, anulando o desaire por 2-1 sofrido na Suíça.

Da ronda dos oitavos de final da Liga Europa, destaque ainda para o triunfo do Villarreal sobre o Nápoles, segundo classificado italiano, por 2-1, num jogo em que os espanhóis deram a volta ao marcador.