O português Mário Sérgio, ex-futebolista do Sporting e atualmente nos ucranianos do Metalurg Donetsk, atribuiu hoje o favoritismo aos “leões” nos quartos de final da Liga Europa frente ao Metalist, apesar de antever um jogo difícil em Kharkiv.

«Eu penso que o Sporting é favorito, sabendo que vai ter um jogo difícil porque conheço o Metalist, que tem boa equipa», afirmou Mário Sérgio, em declarações à agência Lusa.

Avaliando a equipa do Metalist, que conta com o defesa central argentino Marco Torsiglieri, que alinhou na última época no Sporting, o lateral direito português destacou o potencial ofensivo do terceiro classificado da Liga ucraniana de futebol, a sete pontos do líder Dínamo de Kiev e a quatro do Shakhtar Donetsk, segundo classificado.

«Do meio-campo para a frente, porque têm o Xavier e o próprio Taison que podem desequilibrar, assim como o próprio avançado [Devic], que também é bom. Esses são os pontos mais fortes e os jogadores que, de um momento para o outro, podem desequilibrar», explicou.

No entanto, Mário Sérgio diz que a defesa do Metalist não é fraca, considerando-a apenas como um dos “pontos menos bons”, justificando:

«Acho que no meio-campo e daí para a frente é mais forte do que atrás, mas não sei se pode tirar partido disso porque o Metalist taticamente joga bem, é bem organizado, penso que vão criar dificuldades ao Sporting.»

«Vão fazer tudo o que estiver ao alcance deles para passar a eliminatória. O Metalist tem estado sempre na Liga Europa, tem feito bons jogos, incluindo goleadas, nos anos anteriores e já merece algum respeito. Mas penso que o Sporting, a continuar assim, a jogar desta forma, com a mentalidade de vitória e entreajuda que se vê, tem todas as condições para passar», referiu.

Além das dificuldades dentro de campo, Mário Sérgio elogiou ainda o ambiente criado pelos adeptos no Metalist Stadium, um dos quatro palcos ucranianos para o Euro2012, que recebe o Portugal-Holanda na terceira jornada do Grupo B.

«Na Ucrânia, os adeptos do Metalist são os mais fanáticos, os que vivem mais o futebol. Mas penso que para os jogadores do Sporting é sempre bom terem os estádios cheios, independentemente de ser na casa do adversário, porque gostam de jogar nesses ambientes. E o Sporting já está habituado a isso e penso que vão gostar de jogar lá, porque é um bom estádio», concluiu.

O Metalist, que terminou os últimos cinco campeonatos ucranianos na terceira posição, conta apenas a conquista da Taça da União Soviética de 1988 no seu palmarés.

O clube, propriedade de Oleksandr Yaroslavsky, um dos homens mais ricos da Ucrânia e principal investidor na organização local de Kharkiv para o Euro2012, já defrontou e bateu o Benfica, em jogo da terceira jornada do Grupo B da Liga Europa de 2008/09, disputado no Estádio da Luz, em Lisboa.

Na altura, os “azuis e amarelos” chegaram à vitória graças a um golo solitário de Oleksandr Rykun, aos 85 minutos, frente aos “encarnados”, então comandados pelo espanhol Quique Flores.