Os italianos do Nápoles nunca perderam no Estádio San Paolo contra adversários portugueses, mas estão obrigados a recuperar de uma desvantagem de 1-0 na segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, agendado para esta quinta-feira, às 20h05.
O golo de Jackson Martínez, aos 57 minutos, no Estádio do Dragão, na semana passada, deu ao FC Porto a vantagem na primeira mão, mas Luís Castro está consciente de que os Dragões perderem três dos quatro jogos em terreno italiano desde a entrada no novo milénio.
Não foi a melhor exibição da época por parte do adversário do FC Porto para o duelo desta quinta-feira, mas a verdade é que o Nápoles conseguiu um triunfo importante na passada segunda-feira, por 1-0, em casa do Torino, um 'tónico' essencial para a turma napolitana à entrada para o jogo europeu contra os Dragões.
"Agora podemos partir mais confiantes para o jogo com o FC Porto, porque ultrapassámos um teste complicado. Temos de recuperar todos os jogadores fisicamente, de forma a entrarmos em campo frescos para um jogo que será como uma final para nós", disse Benítez após a partida da Serie A.
Já o FC Porto de Luís Castro chega ao Estádio San Paolo com o moral em baixo, depois da derrota por 1-0 em Alvalade, no clássico com o Sporting, e ter ficado a 12 pontos do líder Benfica na I Liga. 
Na época 2007/2008, no comando técnico do Liverpool, o treinador espanhol Rafael Benítez levou a melhor sobre os portistas na fase de grupos da Liga dos Campeões, empatando a um golo em Portugal e vencendo depois, em Anfield Road, por 4-1.
Recorde-se que o Nápoles (1989) e o FC Porto (2003, 2011) estão entre os antigos vencedores da Taça UEFA e Liga Europa ainda em prova.