O Sporting é a única equipa portuguesa ainda em provas da UEFA. Os 'leões' vão marcar presença nos quartos-de-final da Liga Europa, depois de terem eliminado o Viktoria Plzen na noite desta quinta-feira.

O sorteio da próxima ronda está marcado para às 12h, hora de Lisboa, mas há adversários que o Sporting quererá evitar. Um deles é o Arsenal. Os 'gunners' já estão quase afastados da luta pelo quarto lugar da Premier League (o último que dá acesso a fase de grupos da Liga dos Campeões) e vão apostar forte na prova (o vencedor da Liga Europa entra na fase de grupos da Champions da próxima época). A equipa de Arsène Wenger está no 6.º lugar com 48 pontos em 30 jogos, já a 12 pontos do Liverpool, quarto colocado.

Outro 'tubarão' a evitar, para já, é o Atlético Madrid. Os 'colchoneros' estão em grande forma e mostraram isso mesmo esta quinta-feira, goleando o Lokomotiv Moscovo, líder da Liga Russa, por 5-1 em Moscov, (8-1) na eliminatória. A equipa de Simeone apresenta-se como um dos principais candidatos a vencer a Liga Europa.

Marselha, Lazio e RB Leizpig são três equipas com quem o Sporting pode lutar de igual para igual. Os franceses, que afastaram o Braga nos 16-avos-de-final, eliminaram o Athletic Bilbao com duas vitórias, mas mostraram frente ao Vitória de Guimarães (derrota no D. Afonso Henriques, na fase de grupos da Liga Europa) fragilidades que o Sporting pode explorar.

A Lazio de Nani, atual 4.º colocado da Liga Italiana, afastou o Dinamo de Kiev mas está longe de ser um 'bicho papão' para o Sporting. Já o RB Leipzig parece ser mais complicado. Os alemães ficaram em 3.º lugar no Grupo do FC Porto na Champions (venceram 3-2 na Alemanha e perderam 3-1 no Dragão) e tem condições para vencer a prova. É uma equipa jovem, que ocupa atualmente o 6.º lugar da Bundesliga, longe do 2.º posto alcançado no final da temporada passada. Nas suas fileiras conta com o ex-Leão Bruma, extremo muito rápido que Jesus conhece muito bem.

O Salzburgo e CSKA Moscovo parecem ser os adversários mais acessíveis para a formação de Jorge Jesus. Os russos conseguiram afastar o Lyon, passando graças ao critério de golos marcados fora, mas estão ao alcance do Sporting. Já defrontaram uma equipa portuguesa esta época: bateram o Benfica por duas vezes, na fase de grupos da Liga dos Campeões, resultados cruciais para ficar no 3.º lugar do Grupo A e passar à Liga Europa.

O Salzburgo é outro adversário acessível, mas é preciso ter cuidado: os austríacos acabam de eliminar o Borussia Dortmund, pelo que não serão 'pera doce'. É uma equipa jovem, com muitos talentos que sobressarem no emblema austríaco patrocinado pela marca de bebidas energéticas Red Bull.

O sorteio dos quartos-de-final é já esta sexta-feira, e não terá qualquer tipo de condicionalismos. Os jogos estão marcados para 5 e 12 de abril.