Com a passagem aos 16 avos de final da Liga Europa confirmada na noite de quinta-feira com dois triunfos claros sobre Lech Poznan e AEK de Atenas, respetivamente, Benfica e Braga vão partir para a sexta e última jornada da fase de grupos, agendada já para a próxima semana, com um objetivo: chegar ao primeiro lugar dos seus grupos.

Pode parecer apenas um pormenor, mas a diferença entre ficar em primeiro ou segundo pode significar um adversário bem mais fácil em sorte nos 16 avos de final, visto que os vencedores do grupo terão (juntamente com os quatro melhores terceiros classificados dos oito vindos da Liga dos Campeões) estatuto de cabeça de série no sorteio agendado para 14 de dezembro, em Nyon.

A tarefa para 'águias' e minhotos, porém, não se adivinha fácil, com os dois a ocuparem, ambos, o segundo posto e a não necessitarem apenas de si para chegar ao primeiro posto. Do que precisam, então, Benfica e Braga na última jornada?

Três golos sofridos em casa com o Rangers 'tramam' Benfica

No Grupo D, o Benfica até tem os mesmos pontos do que o atual líder da classificação, o Rangers, e tem mesmo mais golos marcados e uma melhor diferença de golos do que o conjunto escocês. Só que, no confronto direto entre as duas equipas, tem desvantagem e ficará atrás em caso de igualdade pontual. Isto porque o Rangers marcou por três vezes no empate na Luz, enquanto o Benfica apenas marcou por duas vezes no empate entre os dois clubes em Glasgow.

Assim, as contas para as 'águias' na última jornada, em que visita o terreno do Standard Liège, são fáceis: para ficar à frente do Rangers precisa de somar mais pontos do que aqueles que o conjunto escocês somar na receção ao Lech Poznan. Ou seja: se o Rangers perder, o Benfica ganha o grupo se empatar ou ganhar na Bélgica; se o Rangers empatar, o Benfica só ganha o grupo se  vencer na Bélgica; se as ambas as equipas empatarem, perderem, ou ganharem ou se o Rangers conseguir melhor resultado do que o Benfica, então fica tudo como está: Rangers em primeiro, Benfica em segundo.

Braga em situação similar à das 'águias'

Curiosamente, a posição do Braga é bastante parecida com a do Benfica. Os minhotos até têm tantos pontos (10) como o atual líder do Grupo F, o Leicester, mas têm desvantagem no confronto direto com o conjunto inglês (empataram 3-3 na 'pedreira' depois de perderem por 4-0 em Inglaterra).

A única 'vantagem' que o Braga tem e que o Benfica não tem é que na última jornada joga em casa. Os 'guerreiros'  recebem os ucranianos do Zorya e para ficarem à frente do Leicester precisa de somar mais pontos do que aqueles que o conjunto inglês somar na receção ao AEK. Se o Leicester perder, o Braga ganha o grupo se empatar ou vencer o Zorya; se o Leicester empatar, o Braga só ganha o grupo se  vencer a formação ucraniana.

Quem já está apurado e quem já ganhou o seu grupo? Qual o ponto de situação para o sorteio?

Ao todo, já estão apurados 18 dos 24 clubes que seguirão da fase de grupos da Liga Europa para os 16 avos de final (para além de um dos oito que virão da Liga dos Campeões).

Já confirmados como vencedores dos grupos (com estatuto de cabeças de série no sorteio): Roma, Arsenal, Villarreal, Dinamo Zagreb, Hoffenheim

Já confirmado como segundo dos grupos (sem estatuto de cabeça se série no sorteio): Estrela Vermelha

Outras equipas já apuradas, mas sem posição definida nos respetivos grupos: Slavia Praga, Leverkusen, Rangers, Benfica, Granada, PSV Eindhoven, Leicester, Braga, LOSC Lille, Milan, Antuérpia e Tottenham

Já confirmado como um dos piores terceiros classificados vindos dos grupos da Liga dos Campeões (sem estatuto de cabeça se série no sorteio): Krasnodar

Por definir: 6 equipas vindas da fase de grupos da Liga Europa e 7 provenientes da fase de grupos da Liga dos Campeões

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.