FC Porto, Benfica e Sporting de Braga fizeram hoje o pleno e qualificaram-se para os quartos-de-final da Liga Europa de futebol, numa ronda que ficou marcada pela eliminação do Manchester City e Zenit São Petersburgo.

Em Inglaterra, o Sporting de Braga protagonizou mesmo a maior surpresa dos “oitavos”, ao deixar pelo caminho o "gigante" Liverpool, com um precioso empate a zero em Anfield Road, depois do triunfo por 1-0 alcançado na primeira mão, no Minho.

Por seu lado, Benfica e FC Porto fizeram valer o papel de favoritos, frente a Paris Saint-Germain e CSKA Moscovo, e garantiram a passagem à próxima ronda. Pela primeira vez, Portugal tem três equipas numa fase tão avançada de uma competição europeia e é o país mais representado nos “quartos” da Liga Europa desta época.

Com o triunfo por 2-1 sobre os russos, o FC Porto somou também a 10.ª vitória esta temporada nas provas europeias, algo que nenhuma equipa lusa tinha alcançado até agora.

No Estádio do Dragão, depois do triunfo por 1-0 na primeira mão, Hulk e Guarin marcaram os golos da formação “azul e branca” e garantiram a passagem aos “quartos”, enquanto o sérvio Tosic ainda reduziu para o CSKA Moscovo.

O Benfica, que também tinha vencido no primeiro jogo por 2-1, foi à capital francesa empatar a uma bola com o Paris Saint-Germain, com Gaitán a marcar para a equipa portuguesa e Bodmer para os gauleses.

O “milionário” Manchester City, um dos principais candidatos a vencer a Liga Europa, ficou pelo caminho ao cair frente ao Dínamo Kiev, com uma pequena “traição” de Balotelli.

O avançado italiano agrediu um adversário e viu o cartão vermelho directo ainda na primeira parte, deixando com 10 jogadores a formação inglesa, que tinha que anular uma desvantagem de 2-0 trazida da capital ucraniana.

Mesmo assim, o sérvio Kolarov ainda marcou para o Manchester City, mas o triunfo por 1-0 acabou por ser insuficiente para fugir à eliminação.

Tarefa mais complicada tinha o Zenit São Petersburgo, que na primeira mão tinha perdido por 3-0 no campo do FC Twente e pouco antes do jogo de hoje foi obrigado a dispensar o seu guarda-redes titular, Malafeev, devido à morte da sua mulher.

Os campeões russos, com Bruno Alves, Fernando Meira e Danny na equipa titular, venceram por 2-0, com golos de Shirokov e Kerzhakov, e só não conseguiram evitar a eliminação devido a nova grande exibição do guarda-redes da formação holandesa, o búlgaro Mihailov.

Melhor sorte teve o Spartak Moscovo, que na capital russa bateu o Ajax por 3-0, depois de já ter vencido por 1-0 em Amesterdão.

Percurso semelhante teve também o Villarreal, que eliminou o Bayer Leverkusen e garantiu a passagem aos “quartos”, com um triunfo por 2-1 na segunda mão em Espanha, apesar de ter alcançado uma vantagem de 3-2 na Alemanha.

O PSV Eindhoven segue para a próxima ronda após eliminar o Glasgow Rangers, equipa que deixou pelo caminho o Sporting, com um triunfo por 1-0 na Escócia, depois do nulo alcançado na primeira mão.

O sorteio dos quartos-de-final da Liga Europa está agendado para sexta-feira.