Estoril e Paços de Ferreira procuram na quinta-feira os primeiros pontos na Liga Europa em futebol, competição em que o Vitória de Guimarães, que se estreou a vencer, tem difícil visita ao Lyon.

Os “estorilistas” perderam na estreia em casa com o Sevilha (2-1), o mais forte candidato do grupo, e à segunda jornada visitam os checos do Slovan Liberec, enquanto os espanhóis, com portugueses nas suas fileiras (Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço), recebem os alemães do Friburgo.

Na estreia absoluta do Estoril em competições europeias, a equipa de Marco Silva tem o ânimo de estar, uma vez mais, a realizar uma boa campanha na Liga portuguesa, e pode conseguir os seus primeiros pontos na “roda europeia”.

Em casa emprestada, no Municipal de Guimarães, vai jogar o Paços de Ferreira, que recebe os romenos do Pandurii – afastaram o Braga da prova –, e também procura os primeiros pontos, depois de na estreia ter perdido com a poderosa Fiorentina (3-0).

No mesmo grupo, os ucranianos do Dnipro, do português Bruno Gama, e os italianos da Fiorentina vão discutir a liderança nesta segunda jornada.

Já o Vitória de Guimarães, que entrou na competição a golear os croatas do Rijeka (4-0), espera maiores dificuldades neste segundo jogo: visita os franceses do Lyon, de Anthony Lopes e Miguel Lopes, um dos candidatos a seguir para os 16 avos de final.

Os franceses têm um ponto, depois de empatarem com o Bétis, que nesta jornada viaja até à Croácia.

A competição “apresenta” não só equipas portugueses, mas também outros jogadores lusos “espalhados” pela Europa, com Valência, APOEL, Apollon, Dínamo Zagreb, Dínamo Kiev, Ludogorets, PAOK ou Trabzonspor a contarem com alguns.

João Pereira, Ricardo Costa e Hélder Postiga entram nesta segunda jornada a precisarem de pontos, após o Valência ter sido surpreendido no Mestalla frente ao Swansea (0-3). A equipa viaja até à Rússia, para defrontar os russos do Kuban Krasnodar.

No grupo B, os suíços do Ludogorets, de Fábio Espinho, defrontam o Dínamo de Zagreb, de Ivo Pinto e Ruben Lima. Os primeiros tiveram uma boa estreia (vitória em casa do PSV), os segundos perderam com o Odessa, da Ucrânia.

No grupo F, o APOEL (um ponto), de Mário Sérgio, Hélder Cabral, Tiago Gomes e Nuno Morais, procura a primeira vitória, com uma receção ao líder Eintracht Frankfurt, enquanto os também cipriotas do Apollon, de Bruno Vale, defrontam fora o Légia, no grupo J.

Nesse mesmo grupo, o Trabzonspor, de Bosingwa, discute em casa a liderança com os italianos da Lazio.

O defesa ex-benfiquista Miguel Vítor tem também jogo em que luta pelo comando do seu grupo L, com os gregos do PAOK a visitarem o AZ Alkmaar.

O Tottenham, de André Villas-Boas, um dos candidatos à conquista do troféu, visita os russos do Anzhi, à espera de obter uma segunda vitória no grupo K, do qual é líder isolado depois de ter sido o único a vencer na estreia (3-0 ao Tromso).