O figurino da nova prova é próximo do molde da Liga dos Campeões, com 12 grupos de quatro a duas voltas, apresentando a novidade da utilização de cinco árbitros, uma experiência que, caso corra bem, se deverá estender à Champions na próxima época.

O Benfica é a equipa mais cotada no Grupo I, que também integra os ingleses do Everton, os gregos do AEK Atenas e os bielorussos do BATE Barisov, que começam por visitar o estádio da Luz.

O conjunto bielorrusso parece ser o mais fraco do grupo, tendo ficado na última posição do Grupo H da Liga dos Campeões de 2008/09, apesar de ter obtido empates frente à Juventus, de Itália, e ao então detentor da Taça UEFA, o FC Zenit, da Rússia.

O Sporting, no Grupo D, entra em prova no recinto dos holandeses do Heerenveen, que afastaram por duas vezes o Vitória de Setúbal da Taça UEFA (2006/07 e 2008/09). Os "leões" costumam dar-se bem com equipas holandesas de nível idêntico ao Heerenveen, com quem nunca jogaram.

Terão ainda como adversários no grupo o Hertha de Berlim e a formação letã do Ventspils do português João Martins.

O Nacional da Madeira, pela primeira vez na sua história na fase de grupos de uma prova da UEFA, recebe o Werder Bremen, da Alemanha, a equipa mais cotada no grupo L.

Manuel Machado, treinador do Nacional, já conhece o Bremen, do internacional português Hugo Almeida, com quem perdeu há duas época, para a Taça UEFA, quando orientava o Sporting de Braga.

Além do Werder Bremen, a formação insular terá ainda como adversários os espanhóis do Athletic Bilbau e o Áustria Viena.

Programa dos jogos da 1ª jornada - grupos com equipas portuguesas:

Grupo D:
Hertha Berlim (Ale) - Ventspils (Let), 18:00.
Heerenveen (Hol) - SPORTING (POR), 18:00.

Grupo I:
BENFICA (POR) - BATE Barisov (Bie), 20:05.
Everton (Ing) - AEK Atenas (Gre), 20:05.

Grupo L:
Athletic Bilbau (Esp) - Áustria Viena (Aus), 20:05.
NACIONAL DA MADEIRA (POR) - Werder Bremen (Ale), 20:05.