O avançado Hélder Postiga, do Sporting, é o jogador que mais vezes foi apanhado em fora de jogo na Liga Europa de futebol, que tem no colombiano Falcao, do FC Porto, o melhor marcador.

O internacional português foi apanhado 16 vezes em posição irregular, depois de ter sido utilizado nos oito encontros que o Sporting realizou antes de ser eliminado, quinta-feira, nos 16 avos-de-final.

Com sete golos, Falcao é o melhor marcador da competição, tendo apontado mais um tento que o checo Thomas Necid (CSKA Moscovo) e que o italiano Giuseppe Rossi (Villarreal).

O internacional colombiano mostra grande eficácia, uma vez que fez apenas 10 remates enquadrados ao longo da prova, num item estatístico em que Hulk, também do FC Porto, ocupa o segundo posto, com 17 “tiros” à baliza.

Na terceira posição dos jogadores com mais assistências aparece o lateral “leonino” João Pereira, que já fez quatro passes para golo, o último dos quais na quinta-feira para o segundo golo do Sporting no empate caseiro com o Rangers (2-2), apontado por Yannick Djaló.

Entre os jogadores das equipas portuguesas – Benfica e Sporting de Braga apenas entraram nos 16 avos de final –, Hulk é o mais faltoso, tendo cometido 16 infracções.

A nível colectivo, o FC Porto é a equipa que tem mais remates enquadrados, com um total de 61, os mesmos que o CSKA de Moscovo, o adversário dos “dragões” nos oitavos de final.

Os “dragões” lideram nos cantos, com 75, e no total dos remates, uma vez que já tentou marcar 118 vezes, 57 das quais para fora.

O Sporting é a quarta equipa com mais golos marcados, com 17, mais um que o FC Porto, e menos cinco que o Zenit, e que tem o melhor ataque da prova.