O triunfo por 3-1 sobre os 'dragões' e a boa exibição, sobretudo na segunda parte, reforçaram a excelente temporada de um Braga que está ainda em quatro frentes, a única equipa portuguesa a lográ-lo.

Os 'arsenalistas' são também a equipa lusa sobrevivente nesta competição europeia depois da eliminação de Sporting e FC Porto e atingem esta fase da Liga Europa pela quinta vez, sendo que a primeira delas, em 1997/98, a competição era designada ainda por Taça UEFA.

Nessa temporada, numa altura em que as presenças na Europa ainda não eram a regra, mas a exceção, os minhotos foram eliminados pelos alemães do Schalke 04, tendo voltado a essa fase em 2006/07, depois de eliminar os italianos do Parma nos 16 avos com duas vitórias por 1-0, mas perdendo depois com o Tottenham.

Em 2008/09, comandado por Jorge Jesus, o Braga chegou novamente aos oitavos de final, mas voltou a não passar dessa eliminatória, tendo sido eliminado então pelo PSG, numa época iniciada com a disputa da extinta Taça Intertoto, a qual ganhou por ter sido a equipa daquela competição a chegar mais longe.

Melhor só em 2010/11, quando o Braga ultrapassou não só essa fase como foi mesmo à final, em Dublin, num jogo histórico com o FC Porto por ter sido a primeira vez que duas equipas portuguesas se defrontaram numa final europeia (o triunfo sorriu aos 'dragões', por 1-0).

O Sporting de Braga enfrentará, certamente, dificuldades no ambiente hostil do recinto do líder do campeonato turco, equipa dos internacionais portugueses Bruno Alves, Raúl Meireles e Nani e orientada pelo também luso Vítor Pereira.

Alinham ainda no Fenerbahçe vários jogadores que passaram por Portugal, como Fabiano, Abdoulaye Ba, Souza, Diego (todos com ligação ao FC Porto, os dois primeiros estão mesmo emprestados pelos portistas) e o ex-benfiquista Markovic.

Dando seguimento à lógica de rotatividade que tem promovido na equipa, Paulo Fonseca poderá fazer alinhar o seguinte 'onze': Matheus na baliza, Baiano, André Pinto, Boly e Marcelo Goiano na defesa, Vukcevic e Luiz Carlos no centro do terreno, Josué e Rafa nas alas e Wilson Eduardo e Stojiljkovic na frente de ataque.

Nos outros jogos dos oitavos de final, à mesma hora do jogo do Braga, o Shakhtar Donetsk recebe o Anderlecht, o Borussia de Dortmund, que eliminou o FC Porto, defronta em casa o Tottenham e o Basileia é o anfitrião do Sevilha de Beto, Diogo Figueiras e Daniel Carriço, equipa que tenta o 'tri' na Liga Europa.

Das partidas que começam às 20:05, destaque para os embates 'fratricidas' entre os ingleses do Liverpool, nos quais alinha o português João Teixeira, e do Manchester United, e entre os espanhóis Atlético de Bilbau e Valência, de João Cancelo, Rúben Vezo e André Gomes.

À mesma hora, o Sparta de Praga recebe a Lazio de Roma e o Villareal o Bayer Leverkusen, 'carrasco' do Sporting.