O Sporting está fora da Liga Europa. Os leões perderam esta quinta-feira em Bérgamo com a Atalanta por 2-1, na 2.ª mão dos oitavos de final da prova, num jogo onde estiveram muito mal na finalização. Pedro Gonçalves marcou e saiu lesionado. Lookman e Scamacca fizeram os tentos do apuramento dos italianos.
A formação leonina continua sem vencer em Itália para as provas europeias, ao cabo de 18 jogos.
Veja as melhores imagens do jogo
Que este Sporting está com os olhos postos no Campeonato, ninguém duvida. E porque a Liga é mais importante, Rúben Amorim optou por mexer em quatro peças no seu xadrez, sem no entanto, descaracterizar a equipa.
A ideia passava também por aproveitar o mau momento da Atalanta e selar o apuramento. Coates, Quaresma, Geny e Morita cederam os seus lugares Jeremiah St. Juste, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio e Marcus Edwards. Pedro Gonçalves voltou a jogar a médio, no lugar do castigado Morita.
No Gewiss Stadium, a ideia passava por parar o forte ataque dos 'Gli Orobici' e aproveitar a sua fragilidade defensiva, numa equipa que tinha sofrido nove golos nos anteriores cinco encontros que nem venceu (duas derrotas e três empates).
Gyokeres a futsal e Pote a matador
Empurrado pelos seus adeptos, a Atalanta entrou forte no jogo, procurando marcar cedo no jogo. Scamacca testou a atenção de Franco Israel aos 4', Djimsiti ameaçou aos 13' antes de Kolasinac falhar um golo cantado aos 15'. Estava dado o aviso.
Aos poucos, o Sporting foi tendo mais bola e aproximando-se da baliza do guardião Juan Musso, embora sem criar oportunidades.
Mas quem tem Gyokeres e Pedro Gonçalves, não precisa de muito para marcar. Ou não fosse o Sporting a segunda equipa do Mundo que menos oportunidades precisa para marcar. Aos 33 minutos, o Sporting saiu rápido para o ataque, Gyokeres recebeu de costas para a baliza, aguentou qual pivot de futsal, rolou a bola com a sola dos pés para Pedro Gonçalves que recebeu, adiantou-se um pouco na área antes de disparar para o fundo das redes.
O golo fez estragos no goleador já que, na sequência do lance, Pedro Gonçalves queixou-se de dores musculares e deu o seu lugar a Daniel Bragança. Pote saiu em lágrimas, o que faz prever que a lesão pode não ser simples.
Era importante cavalgar a onda do golo e mexer animicamente com a Atalanta, mas os de Bérgamo reagiram bem. Aos 38 minutos, Franco Israel teve de mostrar atributos para negar o golo a Scamacca, embora houvesse fora de jogo no lance. O avançado recebeu de Holn, girou sobre Gonçalo Inácio e disparou para uma grande defesa do guardião leonino.
Reviravolta começou aos 38 segundos
Ir para o intervalo a vencer era bom, segurar os primeiros minutos dos italianos na etapa complementar era crucial. Nada feito. Ainda se contavam os segundos do primeiro minuto, quando precisamente no segundo 38 a Atalanta empatou. Jogada pela direita por Éderson, Miranchuk não chegou a desviar no primeiro poste mas a bola foi ter com Lookman que se antecipou a Ricardo Esgaio e atirou a contar.
Voltava tudo a estaca zero.
Já depois de ter trocado Bakker por Zappacosta ao intervalo, o técnico Gian Piero Gasperini queria mais da sua equipa.
E antes do primeiro quarto de hora, a formação italiana deu a volta ao jogo. Gonçalo Inácio entregou mal no meio-campo, a Atalanta saiu pelo corredor central, Scamacca combinou com Miranchuk, recebeu do ucraniano e atirou de primeira para o fundo das redes. Jogada simples e reviravolta no marcador.
Amorim respondeu com Geny Catamo, Paulinho, Eduardo Quaresma e Nuno Santos nos lugares de St. Juste, Ricardo Esgaio, Matheus Reis e Trincão para tentar nova igualdade no jogo e na eliminatória. Gian Piero Gasperini também foi ao banco para lançar Koopmeiners, De Ketelaere e Pašalic nos postos de Miranchuk, Éderson e Scamacca.
Falhar tanto também não
Os líderes da Primeira Liga ficaram perto do empate, aos 70 minutos, num tiro de Daniel Bragança que Musso segurou.
O Sporting apertou nos derradeiros minutos, criando várias oportunidades para marcar. Aos 84 minutos, Marcus Edwards teve o empate nos pés mas quis fazer mais uma finta perto da pequena área e perdeu a bola. Aos 86, é Paulinho a aparecer isolado perante Musso mas o chapéu tentado pelo avançado não tinha arco suficiente e ficou nas mãos do guardião dos italianos.
O desperdício leonino não ficaria por aqui. Aos 89, um centro para a área italiana encontrou a cabeça de Paulinho mas o avançado português desviou para fora. Aos 90 é Marcus Edwards em boa posição para marcar mas o seu remate saiu muito por cima.
Difícil vencer com tanto desperdício.
A Atalanta venceu por 2-1 e segue para os quartos de final da Liga Europa. O Sporting não venceu os quatro jogos com o emblema de Bérgamo esta época e manteve o registo negativo em Itália em 18 jogos: ainda não foi desta que venceu.
Comentários