O Sporting vai reencontrar, esta quarta-feira, a Atalanta, depois de as duas equipas se terem defrontado na fase de grupos desta época, primeiro na Jornada 2, em Alvalade, com vitória da Atalanta, e na Jornada 5, com um empate 1-1 em Bergamo.

Esses foram apenas dois de 29 jogos que o Sporting não conseguiu vencer em 35 embates até à data com formações italianas nas provas de clubes da UEFA.

Efetivamente, em 35 jogos contra formações da Serie A, os leões só venceram seis, dois deles, curiosamente, contra a Atalanta, na caminhada triunfal rumo à conquista da Taça das Taças de 1963/1964.

O registo global do Sporting contra equipas italianas em provas europeias (incluindo a Taça das Cidades com Feira, competição que não fazia parte da UEFA) é de 6 vitórias, 14 empates e 15 derrotas, 31 golos marcados e 41 golos sofridos. E, mais preocupante, o Sporting não venceu nenhum dos últimos sete embates: 3 empates e 4 derrotas.

A última vitória do Sporting contra uma equipa italiana data de setembro de 2011, quando bateu a Lazio por 2-1 para a Liga Europa, com golos de Van Wolfsvinkel e Insúa.

Em casa, ainda assim, o registo é um pouco mais animador, com mais vitórias (5) do que derrotas (3), a que se somam 9 empates. Antes da derrota na Jornada 2 da fase de grupos com a Atalanta, os leões estavam mesmo invictos há seis jogos no Estádio José Alvalade contra adversários transalpinos (2 vitórias, 4 empates).

O Sporting, recorde-se, defrontou a Juventus nos quartos-de-final da Europa League da época passada, tendo sido eliminado ao perder por 2-1 no total, depois de uma derrota por 1-0 em Turim e um empate 1-1 em casa.

Já a Atalanta tem um registo de 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas (10 golos marcados, 9 golos sofridos) contra equipas portuguesas. A jogar em solo luso, a turma de Bérgamo soma 1 vitória (a tal da fase de grupos desta época), 1 empate e 1 derrota.