O Sporting recebe a Atalanta, na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa (17.45 horas), com a dura missão de afastar os fantasmas deixado pela fase de grupos e provar aos italianos que este leão tem qualidade para se bater de igual para igual.

Momento de forma

A equipa de Ruben Amorim prepara este complicado duelo entre jogos com Benfica e Arouca, com a noção que, embora a prioridade seja o campeonato, é sempre importante tentar fazer boa figura nas competições europeias. Os leões já não sabem o que é perder há nove jogos, apesar dos empates com Rio Ave e Young Boys pelo meio, e chegam a este encontro numa fase em que o nível futebolístico já não está no auge, mas têm mostrado ferramentas alternativas para atingir os objetivos.

No campeonato, o Sporting segue no primeiro lugar isolado (com menos um jogo disputado), sendo, neste momento, o principal candidato a conquistar o título de campeão nacional. Benfica e FC Porto correm por trás, mas ainda não estão fora da corrida.

Relativamente aos jogadores disponíveis para este jogo, Ruben Amorim tem quase todo o plantel à disposição, à exceção de três baixas de peso: Pedro Gonçalves, Adán e Gonçalo Inácio não recuperaram a tempo das respetivas mazelas e não vão estar aptos a ir a jogo.

Já do lado da Atalanta, após uma série imbatível de 11 jogos, a equipa italiana entrou numa espiral negativa. Os comandados de Gian Piero Gasperini perderam com Inter e Bolonha, antes da receção ao conjunto leonino mas, ainda assim, seguem no sexto lugar da Série A, com todas as possibilidades de atingir a qualificação para a próxima edição da Liga dos Campeões.

Ao contrário do Sporting, a Atalanta não tem qualquer jogador indisponível e vai a Alvalade para tentar dar um pontapé na crise de resultados.

Histórico de confrontos

Sporting e Atalanta já são velhos conhecidos, tendo-se defrontado em sete ocasiões. Antes dos embates na Liga Europa desta temporada, só se tinham encontrado no século passado, na já extinta Taça das Taças. Ainda assim, os números não são claros quanto ao favoritismo: dos sete jogos disputados, há duas vitórias leoninas, três italianas e dois empates. Quanto ao número de golos os leões somam 9 enquanto a equipa de Bérgamo leva 10.

Considerando que os cinco primeiros duelos foram antes dos anos 90 pouco há a comparar, uma vez que os contextos eram diferentes e alguns dos intervenientes ainda nem tinham nascido. No entanto, se recuarmos aos últimos dois, é possível perceber que são dois emblemas muito equilibrados e que qualquer um pode seguir em frente nesta eliminatória.

No primeiro jogo, em Alvalade, uma péssima primeira parte permitiu a Scalvini e Ruggeri adiantarem os italianos no marcador e nem o golo de Gyokeres foi suficiente para evitar a primeira derrota da temporada (2-1). Já na segunda volta, o Sporting mostrou uma face diferente e provou que tem condições para conseguir um bom resultado e sonhar com os quartos de final da Liga Europa.

O que dizem os treinadores

Ruben Amorim, do Sporting: "Acho que a Atalanta é das equipas candidatas a ir mais longe nesta prova. Às vezes [as equipas italianas] estão mais preparadas para ganhar neste tipo de competições, mas as equipas portuguesas também têm capacidades para se adaptar".

Gian Piero Gasperini, da Atalanta: "Procuro colocar sempre o melhor onze possível tendo em conta as recuperações. O Sporting jogou quinta-feira com o Benfica [e domingo com o Farense]. Amanhã [quarta-feira] vai ser o nosso quarto jogo em onze dias.Vamos jogar para passar a eliminatória".

O Sporting recebe a Atalanta, em Alvalade (17.45 horas), na primeira mão dos oitavos de final da Liga Europa, numa partida arbitrada por Daniel Siebert. O alemão será auxiliado por Jan Seidel e Rafael Foltyn, enquanto Daniel Schlager ocupará o cargo de quarto árbitro. Bastian Dankert estará a cargo do VAR e terá como assistente Christian Dingert.

Poderá seguir aqui, AO MINUTO, todas as incidências do encontro