A vitória por 2-1 do Benfica frente ao Bayer Leverkusen permitiu aos “encarnados” avançar para os “oitavos” da Liga Europa de futebol, fase onde vai encontrar o Bordéus, que hoje eliminou o Dínamo de Kiev.
Depois do triunfo na Alemanha, o holandês Ola John colocou o Benfica em vantagem, aos 60 minutos, e o sérvio Matic confirmou aos 77 o triunfo, depois de Schurrle ter empatado aos 75.
Na próxima fase, as “águias” vão encontrar o Bordéus que, em casa, viu Diabaté marcar para desempatar a eliminatória e garantir a passagem dos franceses aos “oitavos”, diante de um Dínamo de Kiev com Miguel Veloso como titular.
Mais complicada foi a tarefa do campeão europeu em título, o Chelsea, que, depois de ser eliminado da Liga dos Campeões, esteve a segundos de ser obrigado a um prolongamento na Liga Europa pelo Sparta de Praga.
Foi preciso esperar pelos descontos, mais concretamente pelo minuto 90+2, para os “blues” fazerem o 1-1, com um golo de Hazard, e impedirem que o golo de Lafata (17) empurrasse a eliminatória para o tempo complementar.
Pior sorte teve o Liverpool que, apesar dos três golos que marcou em casa, ficou pelo caminho por “culpa” do brasileiro Hulk.
O antigo jogador do FC Porto abriu o marcador aos 19 minutos e anulou os efeitos dos golos de Suárez (28 e 59) e Allen (43), eliminando os cinco vezes campeões europeus com base nos golos marcados fora (na primeira mão, o Zenit ganhou 2-0).
Também o Nápoles caiu nos 16 avos de final, sofrendo mais dois golos frente ao Viktoria Plzen, que avança com um confortável 5-0 acumulado das duas mãos, assim como o Hannover de Sérgio Pinto, que marcou no empate (1-1) da equipa alemã com o Anzhi.
O Levante salvou a honra espanhola, ao vencer o Olympiacos por 1-0, numa noite para esquecer para Espanha, já que o campeão em título da Liga Europa, o Atlético de Madrid, foi eliminado, apesar do triunfo fora sobre o Rubin Kazan (1-0).
Apurados para os oitavos de final estão também o Fenerbahçe, que hoje não pôde contar com Raul Meireles, castigado, e o Steaua Bucareste, que venceu o Ajax por 4-2 nos penáltis, após um triunfo por 2-0.