O clube madrileno, que se apurou graças ao golo marcado fora de casa, da autoria de Forlan, está numa final europeia 24 anos depois da sua última presença, em 1986, quando perdeu a Taça das Taças para o Dínamo de Kiev.

Depois da vitória dos "colchoneros" no Vicente Calderón, em Madrid, por 1-0, o italiano Aquilani (44 minutos) igualou a eliminatória em Anfield Road, mas os 90 minutos esgotaram-se sem que tivesse sido marcado mais qualquer golo.

No prolongamento, o israelita Benayoun (95) fez o 2-0 e colocou os ingleses na frente, mas o uruguaio Forlan (103) marcou o decisivo golo em terreno alheio, que colocou na final a equipa de Simão Sabrosa - jogou os 120 minutos - e deixou de fora o Liverpool, "carrasco" do Benfica nos quartos de final.

Esta foi a terceira eliminatória seguida em que o Atlético de Madrid passou graças aos golos marcados fora de casa, depois de ter eliminado o Sporting nos oitavos de final com dois empates (0-0 em casa e 2-2 em Alvalade) e o Valência da mesma forma (2-2 fora e 0-0 em casa).

O tento de Forlan evitou assim uma final cem por cento inglesa, já que, na outra meia-final, o Fulham derrotou em casa o Hamburgo, por 2-1, negando aos alemães a presença no jogo decisivo no seu estádio, a 12 de Maio.

Depois do empate em Hamburgo, o mais antigo clube de Londres, com 131 anos, apurou-se pela primeira vez para uma final europeia graças aos golos de Simon Davies (69 minutos) e do húngaro Zolten Gera (74), depois de o croata Mladen Petric (22) ter colocado os germânicos em vantagem em Craven Cottage, ainda na primeira parte.