O extremo portista será amanhã o único jogador do FC Porto a repetir a titularidade em relação a 2011, quando os dragões afastaram o Sevilha na Liga Europa.
Aos 29 anos, Silvestre Varela é já um dos veteranos do plantel do FC Porto. A cumprir a sua quinta temporada no clube azul e branco, o extremo será esta quinta-feira o único “sobrevivente” da equipa do FC Porto que em 2011 foi a Sevilha conseguir um saboroso triunfo por 2-1, dando mais um passo rumo à conquista dessa edição da Liga Europa.
O internacional português deverá ser uma das escolhas de Luís Castro no embate da segunda mão destes quartos de final, uma certeza ainda mais reforçada pela ausência por castigo de Jackson Martinez, que deixa o ataque azul desfalcado do seu maior goleador para a visita à Andaluzia. A acompanhar Varela na missão de fazer golos deverão estar Ricardo Quaresma e Nabil Ghilas, o argelino que já brilhou com um golo em Nápoles e que agora tem de fazer esquecer o ponta de lança colombiano.
Poderiam existir mais “sobreviventes” da formação de há três anos, mas o castigo do médio Fernando e a lesão de Helton impedem a constituição de um ‘onze’ mais conhecedor do ambiente fervoroso do estádio Ramón Sánchez Pizjuán. Baixas de peso no FC Porto, mas que não retiram a ambição dos dragões em somar novo êxito na Liga Europa.
A partida de amanhã poderá também assinalar um marco na carreira de Varela, pois está a apenas um jogo de chegar aos 50 nas competições de clubes da UEFA.
Curiosamente, no plantel do Sevilha resistem também alguns nomes já ‘históricos’ no clube, como Javi Varas, Fazio, Fernando Navarro, Rakitic e Diego Perotti.
O embate entre Sevilha e FC Porto está agendado para esta quinta-feira, às 20h05, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán.