A Ligue 1 e a Ligue 2 desta época foram dadas como terminadas pelo governo francês.

O primeiro-ministro Édouard Philippe anunciou que a época 2019/2020 não poderá ser retomada.

"Grandes eventos desportivos e eventos culturais, todos os eventos que juntem mais de cinco mil pessoas não poderão acontecer antes de setembro. A época de futebol 2019/2020 não poderá ser retomada", disse, em discurso na Assembleia Nacional francesa.

A informação foi primeiramente avançada pela rádio francesa 'RMC Sport', que dava conta de que o Primeiro-Ministro francês iria anunciar a suspensão do desporto até ao final de agosto num discurso realizado na Assembleia Nacional francesa durante esta terça-feira.

De acordo com a rádio, a Liga Francesa de Futebol deverá decidir durante o mês de maio a classificação final tida em conta para o acesso às competições europeias bem com as subidas e descidas de divisão.

A confirmar-se é a primeira liga dos 'big five' (Alemanhã, Espanha, França, Ingleterra, Itália) a ver a época definitivamente cancelada devido à pandemia da COVID-19.

A Agence France-Presse escrevia na passada segunda-feira que a Liga Francesa confiava na possibilidade das ligas serem retomadas em junho, mas que se continuava a aguardar pela resposta do governo francês.

"Até hoje, nada está decidido", explicou à AFP, Emmanuel Orhant, diretor-médico da Federação Francesa de Futebol (FFF), que admite "um atraso na tomada de decisão" em relação a outros países vizinhos. "Isso também pode permitir que nos inspiremos nos seus casos", explicou.

Um dos pontos que mais incerteza causava era a realização de testes às equipas técnicas e aos jogadores, o que ia contra à estratégia definida pelo governo francês de testar apenas aqueles que tinham sintomas da COVID-19.

*Artigo atualizado às 15h34