A Liga Francesa de Futebol Profissional (LFP) anunciou esta sexta-feira a suspensão da Ligue 1 e Ligue 2, os dois principais escalões de futebol profissional de França. A medida ficará em vigor até nova ordem e tem efeito imediato, pelo que a 26.º jornada das duas competições já não vai ter lugar este fim-de-semana, como estava previsto.

A LFP tomou a decisão depois de uma reunião de urgência do seu conselho de administração, realizada na manhã desta sexta-feira, de forma a responder à pandemia do coronavírus. No início da semana, tal como havia sucedido em Portugal, a solução apresentada tinha sido a realização dos jogos à porta fechada até 15 de abril, mas a evolução da situação sanitária e as medidas ditadas pelos governantes políticos em França na noite de quinta-feira levaram agora a que as instâncias do futebol profissional se decidissem pela suspensão integral das suas competições.

Na noite de quinta-feira, o Presidente da República de França, Emmanuel Macron, anunciou uma série de medidas, entre elas o fecho de estabelecimentos escolares, pedindo igualmente que se limitasse ao máximo os ajuntamentos de pessoas e que estas reduzissem as suas deslocações ao "estritamente necessário".

"Como explicou ontem [quinta-feira] o presidente da República, o interesse coletivo deve ser colocado acima de tudo. A urgência de hoje é a de conter a epidemia, proteger os mais vulneráveis e evitar saídas", refere a Liga francesa, adiantando que voltará a reunir após a reunião agendada com a UEFA, na terça-feira.

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.900 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 131 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 78 casos confirmados.

França é um dos países mais afetados, com a identificação até hoje de 2.876 casos de pessoas infetadas com o Covid-19 e 61 mortes.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.