O treinador do Bordéus, Laurent Blanc, demitiu-se hoje das funções no clube, dando um passo decisivo para se tornar o próximo seleccionador de futebol de França, para o lugar de Raymond Domenech.

Laurent Blanc explicou hoje aos seus jogadores que pretende responder "favoravelmente" a um convite da Federação francesa de futebol (FFF) para ser o seleccionador nacional, depois de terminar o Mundial2010 na África do Sul.

Em comunicado, o Bordéus adianta que "o clube acaba de ser informado pelo seu treinador Laurent Blanc de que desejava responder favoravelmente à solicitação da FFF para ser seleccionador de França".

A nota acrescenta que, "tendo em conta a particular qualidade das relações com o treinador durante estes três anos e a excelência do trabalho realizado pelo senhor Blanc, o seu adjunto, o senhor Gasset, e a equipa técnica, o Bordéus aceita dialogar com a FFF sobre a questão da indemnização ligada à libertação do seu treinador".

O antigo internacional francês, de 44 anos, que fez parte da selecção de futebol francesa que ganhou o campeonato Mundial de 1998 e o Europeu de 2000, tem contrato por mais uma temporada com o clube e o Bordéus pretende obter uma indemnização de cerca de dois milhões de euros, segundo noticiou a rádio "France Info".

Chegado em 2007, Blanc levou o clube em 2009 a ser campeão francês e ganhar a taça da liga, mas este ano não foi além do sexto lugar, o que não lhe dá acesso às competições europeias.

A saída de Domenech não era segredo para ninguém, tendo em conta a animosidade que suscita em muitas pessoas e os fracos resultados obtidos, e o seu sucessor deverá já dirigir o jogo da França contra a Noruega, que se realiza a 11 de Agosto em Oslo.