O Mónaco, vice-campeão em título e esta época treinado pelo português Leonardo Jardim, começou a Liga francesa de futebol da pior forma, perdendo em casa (1-2) ante o mediano Lorient.

Os monegascos começam assim ainda pior do que o campeão Paris Saint-Germain, que na sexta-feira empatou em Reims (2-2).

O Lorient apresentou um futebol mais pragmático, adiantando-se cedo no marcador, antes de novo empate, e impondo-se de novo graças a um contra-ataque eficaz, quando já jogava em vantagem numérica.

Nota negativa para o central português Ricardo Carvalho, expulso aos 68 minutos, depois de ver segundo cartão amarelo - uma situação que teve claramente influência no resultado.

Ainda não havia oito minutos no encontro e o Lorient já ganhava, com uma grande penalidade concretizada por Aboubakar, após falta de Addennour sobre o goleador camaronês.

Depois, o domínio foi intenso a nível do meio-campo para o Mónaco - com João Moutinho, mas já sem James Rodriguez, transferido para o Real Madrid.

Já reduzido a dez, o Mónaco chegou ao golo aos 78 minutos, também de grande penalidade, cobrada por Falcao, já recuperado de uma grave lesão, que o impoediu de participar no Mundial 2014 do Brasil.

Aos 87 minutos, o Lorient chegou ao 2-1, a aproveitar claramente o cansaço dos monegascos - rápido contra-ataque e conclusão de Valentin Lavigne, entrado no jogo há apenas seis minutos.